O Dr. Caligari e o Gabinete Expressionista

O Gabinete do Dr. Caligari é um dos filmes mais influenciadores de toda a história cinematográfica

18/07/2017 15:32 Por Marcus Pacheco
O Dr. Caligari e o Gabinete Expressionista

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

Alguns filmes são tidos como mais importantes do cinema, e a razão é simples: por conterem certo ineditismo aliado a qualidade. Dificilmente, alguém vai comparar Os Crimes do Museu (1933) com Casa de Cera (2005), justamente por este fato.  A importância vai para quem inovou primeiro, aliado sempre à boa direção. Tecnicamente falando, um filme mais novo tem chance de ser melhor, mas o clássico sempre será o clássico. Visto casos como filmes de zumbis. Desde sempre, o cinema flertou com zumbis, mas George A. Romero criou características e as inseriu no filme, que é, de fato, o melhor da história: Noite dos Mortos Vivos (1968). Muita coisa boa foi feita depois. Mas sempre vamos reconhecer o clássico de 68 como o melhor. 

Dito isto, O Gabinete do Dr. Caligari é um dos filmes mais influenciadores de toda a história cinematográfica. O filme conta a história de Francis (Friedrich Feher) e o amigo Alan (Hans Heinrich von Twardowski) que visitam o gabinete do Doutor Caligari (Werner Krauss), onde conhecem Cesare (Conrad Veidt), um homem sonâmbulo que diz a Alan que ele morrerá. Assim acontece e Alan acorda morto no dia seguinte, o que faz com que Francis suspeite de Cesare. Francis então começa a espionar o que o sonâmbulo faz com a ajuda da polícia. Para descobrir todos os mistérios, Francis acredita só haver uma solução: adentrar no misterioso gabinete do Doutor Caligari.

É um dos primeiros filmes, senão o primeiro, em que a história, à exceção de duas cenas, é totalmente contada por flashback e, atreve-se a ir ainda mais longe com o flashback dentro do flashback. Ainda por cima, contém o primeiro plot twist da história (bem antes de nascer M.Night Shyamalan), o que foi, obviamente, controverso na época.

O suspense é perfeitamente bem construído, deixando a audiência num estado confuso e de desconforto com o que virá a seguir, da primeira à última cena. O estilo adotado, com sombras, continua muito imitado, sendo reinventado (com novas características inclusive) nos filmes Noir. O filme é estudo sombrio, tétrico e exagerado do subconsciente e da loucura. O seu esteticismo é único: as ruas estreitas, os tetos apertados, os objetos assimétricos e sem ângulos definidos e as casas góticas deformadas, semelhantes às de um quadro surrealista, conferem uma atmosfera negra, claustrofóbica e fantástica à obra. Atmosfera essa que não passa despercebida à audiência. Tim Burton, por exemplo, usou muito do expressionismo em seus filmes.

Há ainda outro fato interessante. Por ser mudo, as  expressões faciais dos atores sobressaem.

Os personagens estão despenteados e sujos, grosseiramente maquiados, mostrando a face mais perversa do ser humano. De destacar a cena em que Caligari é levado à loucura, em que, num simples plano, surge a mesma frase em paredes, árvores e até no próprio céu, um efeito especial revolucionário da época, cuja valorização recai mais no seu simbolismo do que, propriamente, em inovação técnica. 

O filme se mantém como um marco cinematográfico, arrepiante e uma experiência incomparável. Uma obra de arte única, representante de uma era e, literalmente, um pesadelo vivo, que continua sem perder o seu poder original. Um filme para ser visto, revisto, analisado e estudado.

Detalhe é que o produtor Erich Pommer queria que Fritz Lang fosse o diretor. Lang até ficou interessado, mas decidiu trabalhar em outro filme. Teria sido o resultado diferente? Nunca saberemos...

O filme é parte integrante box lançado pela Obras Primas do Cinema no mês de maio de 2017. Imperdível, como sempre.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Marcus Pacheco

Marcus Pacheco

Marcus V. Pacheco é jornalista, formado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Cinéfilo, Editor de site, Colecionador e Escritor. Marcus já realizou vários curtas metragens e um longa chamado "O último homem da terra (2001)", baseado no conto de Richard Matheson. Escreveu também 30 e-books sendo 29 sobre cinema e um de ficção que está em fase inicial para publicação. Criador e editor do site "Tudo sobre seu filme (http://www.tudosobreseufilme.com.br/)" onde publica críticas, listas, aulas de cinema e curiosidades do mundo da 7ª arte há 4 anos, além de realizar entrevistas com atores, diretores, críticos e colecionadores do mundo todo.

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro