Ponette - À Espera de um Anjo

Ponette (Victoire Thivisol), uma garotinha de quatro anos, sofre a perda da mãe. Entristecida, lamenta o ocorrido e compartilha esse estranho sentimento com o pai e com os amigos da escola buscando maneiras de encontrar a mãe um dia.

08/07/2017 23:36 Por Felipe Brida
Ponette - À Espera de um Anjo

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Ponette – À espera de um anjo (Ponette). França, 1996, 93 min. Drama. Dirigido por Jacques Doillon. Distribuição: Obras-Primas do Cinema

Um dos grandes filmes do cinema sobre o olhar da criança em torno de temas adultos, escrito e dirigido com simplicidade técnica pelo francês Jacques Doillon, de “O jovem assassino” (1990) e do recente “Rodin” (2017 - em cartaz nas salas brasileiras). Para realizar essa belíssima obra-prima do cinema francês (e o filme mais importante da sua carreira) Doillon recrutou uma garotinha inexperiente de Lyon, chamada Victoire Thivisol, na época com quatro anos, para ser a base de toda a história que viria contar. A composição da personagem-título por Victoire é de uma naturalidade impressionante, que emociona os desavisados e nos faz refletir. Ponette vive amargurada, anda com indagações sobre a morte prematura da mãe, tem pensamentos maduros para sua tenra idade, questiona a lei da vida, tenta compreender o sentido da ausência. Ela não aceita a morte, chora, corre atrás de respostas quando conversa com o pai ou com os amiguinhos da escola. Recorre até a Deus para ampliar o significado de todo aquele vazio e sofrimento. O filme constrói metodicamente a relação da criança com a morte, dos impactos que isto pode causar no coração e na mente de uma menina que está começando a compreensão de mundo, e o público padece junto, tamanha a beleza cinematográfica e a percepção do diretor Doillon, um artesão na arte do encantamento. Pelo papel, a atriz mirim Victoire Thivisol ganhou prêmio especial no Festival de Veneza – e o filme recebeu honrosamente indicação ao Leão de Ouro.

Redescoberto agora pela distribuidora brasileira Obras-Primas do Cinema, “Ponette” é uma poesia cativante sobre maturidade, esperança e morte, que pode ser absorvido como uma lição de vida. Obrigatório!

A edição especial recém-lançada pela Obras-Primas do Cinema traz, como bônus, uma hora de entrevistas e making of.

 

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro