A Dana das Armas

John Woo se diz um admirador da dana e que enxerga algumas cenas de Fervura Mxima como uma grande coreografia

18/03/2017 00:19 Por Bianca Zasso
A Dança das Armas

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O cineasta John Woo é um homem sensível. Quem já assistiu que seja um trecho de algum dos seus filmes deve estar pensando que esta colunista enlouqueceu, já que violência e personagens durões são uma constante na obra do chinês. Mas enquanto o leitor desconfia da sanidade mental desta que vos escreve, fica a pergunta: quem disse que não há poesia em filmes de ação? A resposta está presente em Fervura Máxima, que chega ao mercado brasileiro de DVD com qualidade de imagem e com extras interessantes.

Policial que sonha ser músico encara traficantes de armas em Hong Kong. Esta poderia ser uma sinopse medíocre para o filme de Woo. Medíocre porque a ideia não é nova e o próprio diretor afirmou ter como referência produções americanas como Bullit e Perseguidor Implacável. O que garante o destaque de Fervura Máxima é que John Woo é mais que diretor e roteirista. É um estilo que merece respeito e que pautou a maioria dos filmes, inclusive Hollywoodianos, que vieram depois de sua chegada aos Estados Unidos. Já na cena de abertura notamos que Fervura Máxima vai oferecer muito mais que tiro, porrada e bomba. Num clube de jazz, Yuen, interpretado pelo carismático Chow Yun-Fat, toca clarinete com a felicidade estampada no rosto. A elegância dos acordes é rompida para o início de uma das melhores sequências do longa, um tiroteio entre policiais infiltrados e mafiosos numa casa de chá onde os clientes levam pássaros em gaiolas para fazer companhia. A matança é mostrada de vários ângulos e culmina com Yuen atirando em fúria enquanto desce uma escadaria. Nasce um clássico.

Na parte técnica, Fervura Máxima tem uma paleta de cores incomum, que conversa com os tons dos letreiros de neon das fachadas dos bares e casas noturnas de Hong Kong, apesar desses cenários não serem o foco da trama. John Woo prefere filmar o clímax de sua produção em um hospital, transformando um lugar de recuperação em um verdadeiro inferno. Seus enquadramentos inusitados mostram a “batalha” sob diversos pontos de vista, numa confusão que coloca o espectador dentro da situação. Outro paradoxo é o antagonista, Alan, vivido por Tony Leung, policial infiltrado no submundo do crime que vive um jogo de disputa e solidariedade com Yuen. A dubiedade é uma constante nos personagens, inclusive nos vilões, cujo mais temido é Cachorro Louco, que honra o apelido, mas não aceita matar inocentes. Seu intérprete, Terence Chong, era dublê e ganhou o personagem de presente de Woo. Como esquecer a cena em que ele acende calmamente seu cigarro numa carcaça de carro em chamas enquanto a correria e as balas correm soltas ao seu redor?

Se os enquadramentos são a marca registrada e mais copiada de Fervura Máxima, também não se pode esquecer do slow-motion aplicado em muitos momentos decisivos do longa. Além de acrescentar carga dramática extra, a câmera lenta permite um flerte com um gênero revolucionário da violência no cinema: o western spaghetti. O ritmo dos atores segue o modelo dos pistoleiros comandados por nomes como Sergio Corbucci, Antonio Margueritti e Ferdinando Baldi. Por falar em ritmo, na entrevista presente nos extras do filme, John Woo se diz um admirador da dança e que enxerga algumas cenas de Fervura Máxima como uma grande coreografia, um bailado de sangue, suor e balas. Um homem sensível. Alguém duvida?

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Bianca Zasso

Bianca Zasso

Bianca Zasso jornalista e especialista em cinema formada pelo Centro Universitrio Franciscano (UNIFRA). Durante cinco anos foi figura ativa do projeto Cineclube Unifra. Com diversas publicaes, participou da obra Uma histria a cada filme (UFSM, vol. 4). Ama cinema desde que se entende por gente, mas foi a partir do final de 2008 que transformou essa paixo em tema de suas pesquisas. Na academia, seu foco o cinema oriental, com nfase na obra do cineasta Akira Kurosawa, e o cinema independente americano, analisando as questes flmicas e antropolgicas que envolveram a parceria entre o diretor John Cassavetes e sua esposa, a atriz Gena Rowlands. Como crtica de cinema seu trabalho se expande sobre boa parte da Stima Arte.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro