RESENHA CRTICA: A Ilha do Milharal (Corn Island/Simindis Kundzuli)

A fotografia no me pareceu to esplndida assim. Pode impressionar os incautos e menos informados

19/11/2015 13:49 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: A Ilha do Milharal (Corn Island/Simindis Kundzuli)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

A Ilha do Milharal (Corn Island/Simindis Kundzuli)

Georgia, 14. 100 min. Direção de George Ovashvili. Com Ilyas Salman, Mariam Buturisivili, Irakli Samushia, Tamer Levent.

Indicado para o Oscar de filme estrangeiro do ano passado, chegou a ficar dentre os primeiros finalistas, mas não chegou a seleção final. Em compensação na Mostra Internacional de São Paulo levou o prêmio da critica dentre uma serie de outras premiações: prêmio do público e crítica do Festival de Atenas, Cinequest San Jose Melhor filme dramático, Cottbus (público), Fribourg (público), Karlovy Vary (ecumênico e Cristal de Ouro, Kinoshock (fotografia e grande prêmio),Luxor (prêmio especial do júri), Minsk (fotografia), 4 prêmios em Montpellier, Palm Springs , Split (grande prêmio), Tetouan (especial do júri), Trieste (público), Terra de Siena (Prêmio do festival).

Na verdade, este filme me deixou com a pulga atrás da orelha tentando lembrar que outro (ou outros) semelhantes já tinha assistido, com a mesma ideia da ilha de aluvião e por isso de pouca duração. Não o acho melhor do que uma das obras primas absolutas de minha juventude que foi A Ilha Nua de Kaneto Shindo. E de fato fiquei desapontado ao saber detalhes das filmagens. Quando não conseguiram real para o filme (procuraram por dois anos e levaram 4 para rodar) resolveram criar uma artificial num lago de reservatório onde eles tinham todo o controle da água. Muito pouco falado, só vai se ouvir a primeira palavra depois de vinte minutos. Não verdade não senti falta, tudo se explica visualmente. Também decidiram cortar a ideia de que não ilha haveria vida animal selvagem (apenas o cerco foi usado porque já estava moribundo).

Enfim, esta é a história de um velho camponês que na fronteira entre a Georgia e o Abaquistão, resolve aproveitar que por certo tempo o rio cria ilhas de aluvião onde é possível se fazer plantações, no caso de Milho. Com dificuldade e com a ajuda de uma garota jovem sua filha luta para conseguir a colheita, mas surge complicações por causa de um fugitivo da lei, a que dão abrigo e que naturalmente (outro velho clichê do cinema) quer ter caso com a menina. Dali em diante, tudo continua a ser previsível. Não é especialmente comovente, a fotografia não me pareceu tão esplêndida assim. Pode impressionar os incautos e menos informados.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro