Corrente do Mal (It Follows)

Um terror diferente e que parece ter tido agradado os entusiastas do genero

28/08/2015 00:11 Por Rubens Ewald Filho
Corrente do Mal (It Follows)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Corrente do Mal (It Follows)

EUA, 2014. 100 min. Direção e Roteiro de David Robert Mitchell. Com Maika Monroe, Keir Gilchrist, Olivia Luccardi, Loren Bass, Loren Bass, Carolette Phillips. 

Faz tempo que estão anunciando este terror já meio antigo e barato (custo:  2 milhões de dólares) que rendeu 14 milhões mas tem tido repercussão boca-a-boca principalmente para o trabalho do jovem diretor (que chegou a ser relançado nos EUA e conseguiu que seu filme fosse exibido na Semana da Crítica do Festival de Cannes e ganhou o Festival de Austin, filme e roteiro,  Deauville, critica, Gérardmer, grande prêmio , Neuchatel (crítica e da juventude).

Na verdade o filme visivelmente barato tem algumas qualidades, dentre elas não o fraco elenco mas a condução do diretor que tem um gosto por planos gerais, câmera que persegue os atores e consegue bastante clima na sequencia clímax quando a heroína é perseguida por um fantasma  - jovem e barbudo - que só ela consegue enxergar. Quando ela mergulha na piscina, este joga objetos elétricos na água para ver se a eletrocuta. Os amigos, um namoradinho e duas colegas tentam ajudar.

Também a sequência inicial é diferente mostrando uma rua da decadente cidade de Detroit, num bairro suburbano de casas classe média e árvores de outono, a mocinha sai correndo de casa de salto alto anda em circula para entrar novamente e depois sair com o carro!  Dentre outras originalidades o filme não explica em que época transcorre a história, os objetos dão dicas contraditórias, é muito influenciado pelo seminal Uma Noite Alucinante, a concepção do filme recorrente de um pesadelo que o diretor teve sobre um predador que o perseguia todo custo. Basicamente isso é o filme, o assassino que não se explica que persegue também não se sabe porque até a morte... Ao menos é um terror diferente e que parece ter sido abraçado pelos fãs do gênero.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro