O Cidado do Ano (Krafitidioten)

Fao questo de recomendar este filme interessante, diferente e que prende sempre a aten艫o

17/06/2015 11:15 Por Rubens Ewald Filho
O Cidad達o do Ano (Krafitidioten)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O Cidadão do Ano (Krafitidioten)

Noruega, 14. 116 min. Direção de Hans Petter Moland. Com Stellan Skarsgaard, Bruno Ganz, Jakob Oftebro, Jan Gunnar Roise, Pal Sverre Hagen, Brigitte Hjort Sorensen, Kristofer Ivju.

Embora tenha sido premiado (como melhor ator e diretor em Austin, concorreu em Berlim) este não seria propriamente um filme de arte, mas um thriller policial norueguês inusitado e muito bem realizado por um cineasta Hans Petter Moland, que não sei como não está trabalhando para Hollywood como tantos conterrâneos (seus trabalhos vistos por aqui são apenas Zero Kelvin Sem Limites, 95 e Uma vida Nova/Beautiful Country, 04, sobre família vietnamita que emigrou para os EUA). E estrelado por um competente ator habitual de seu grupo, Stellan Skasgaard, que está com frequência nos EUA (Vingadores Era de Ultron, Cinderela).

Mas faço questão de recomendar este filme interessante, diferente e que prende sempre a atenção, inclusive por causa de sua paisagem para nós inusitada, já que a profissão do protagonista premiado como cidadão do ano (o que no filme passa batido) é condutor daquelas máquinas de limpar os caminhos, soterrados pela neve. Desde Fargo dos Irmãos Coen não se via um filme onde as paisagens geladas e extremamente fotogênicas tem tanta importância e charme. Mas não basta: o diretor é muito talentoso, brincando com os tiroteios (cada vez que morre um aparece um cruzinha com o nome dele!), sabendo usar muito bem a trilha musical e até criando, de passagem ou não, personagens interessantes (tem até um beijo gay!).

A história começa com o herói limpando a neve quando seu filho é assassinado por engano. Apesar de ter mais que meia idade, resolve assumir a vingança que acaba virando um confronto entre dois gângsters, traficantes de heroína, o vegetariano O Conde e o Chefe da Máfia sérvia. O que poderia ser uma história comum, se torna uma confronto bem humorado, bem produzido (o desenho de produção é superlativo) e interpretado. Uma boa pedida.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunica艫o do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premia艫o do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma cole艫o particular dos filmes em que ela participou. Fez participa苺es em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adapta苺es de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informa苺es. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro