RESENHA CRTICA: O Apocalipse (Left Behind)

Pode ser visto como comdia e chanchada e nesse caso melhora bastante...

21/10/2014 12:53 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: O Apocalipse (Left Behind)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O Apocalipse (Left Behind)

EUA, 2014. 110 min. Com Nicolas Cage, Chad Michael Murray, Lea Thompson, Nicki Whelan, Casi Thomson, Bordin Sparks.

 

Difícil de acreditar que as dívidas de Nicolas Cage tenham chegado a tal ponto, dele continuar fazendo filmes classe C, que estreiam quase simultaneamente (como é o caso de Fúria, previsto para estes dias). E tem pelo menos outros cinco em andamento! Dirigido por um especialista em stunts (cenas de perigo, fez mais de 117!) Vic Armstorng, que há muito tempo (em 1993) realizou Joshua Tree, com Dolph Lundgren.

O importante é ressaltar que esta é uma refilmagem de um livro que virou filme (e teve continuações), chamado justamente de Deixado para Trás (2000), com o ator de TV Kirk Cameron, que saiu direto em Home Video e depois teve duas continuações: Comando Tribulação (02) e o recente Mundo em Guerra (05). E o mais curioso: todos eles foram produzidos e financiados como propaganda religiosa desse grupo mórmon ou coisa que o valha, que tentam ilustrar sua tese de como o mundo irá acabar! Quem escapa quem se salva segundo o apocalypse deles!

Tudo bem, todo mundo tem direito a se divulgar, mas uma figura como o Sr. Coppolla Cage já é demais de cara de pau (rodado em Jerusalém, Canadá, Chicago, Rolls e Waynesville Missouri). O orçamento que eles anunciaram foi de 16 milhões de dólares e a renda até agora de 10.9 milhões agora em maio. Mas seu mercado obviamente não está em salas, mas no home video, igreja e escolas.

Novamente o sol nasceu para todos, mas é difícil se esbarrar num filme, mesmo para os padrões de Cage, tão ruim, tão fraco, tão mal feito.  Ele faz Ray, um mal humorado piloto porque sua mulher recentemente encontrou “Jesus” enquanto ele não tem problemas em ser adúltero. A crise vem quando milhões de pessoas desaparecem (deixando para trás pilhas de roupas!) e esta para acontecer o chamado Rapture, o Apocalipse segundo a Igreja deles. Enquanto isso sua filha está ocupada se tornando uma heroína  enfrentando diálogos ridículos e situações absurdas.

E olhe que estou sendo discreto. O LA Times chamou o filme nas primeiras linhas da crítica de “execrável reboot” do anterior, que vai ganhar o próximo Razzie, que traz a pior interpretação de um vencedor do Oscar® em todos os tempos, que parece um zombie, e um insulto para quem acredita nesse tipo de discussão espiritual. E isso tudo só no primeiro parágrafo... Ah, sim, pode ser visto como comédia e chanchada e nesse caso melhora bastante...

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro