A Ambio Intelectual na Provncia

Rodado no vero de 1988 no Rio Grande do Sul por Tuio Becker e Srgio Silva, o filme Heimweh/Nostalgia (1990) o esforo de uma grande ambio intelectual de seus realizadores

13/08/2014 16:15 Da Redação
A Ambição Intelectual na Província

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A Ambição Intelectual na Província

 

 

Rodado no verão de 1988 no Rio Grande do Sul por Tuio Becker e Sérgio Silva, o filme bilíngue (alemão e português) Heimweh/Nostalgia (1990) é o esforço de uma grande ambição intelectual de seus realizadores, dois cérebros extremamente cultos do ponto de vista cinematográfico, um deles, Tuio, a mais brilhante e completa memória fílmica jamais vista por aqui. As limitações desta ambição de Tuio e Sérgio (cineastas gaúchos já falecidos) correm por conta daquilo que as circunstâncias materiais de um certo cinema feito na província acabam impondo à realização como um todo: sem a utilização dos registros dos sons ambientais diretos, incluindo-se aí a ausência dos diálogos (a voz-over do protagonista, contando a história a um neto que está em cena mas é quase como se não estivesse, domina a produção de fatos do filme), Heimweh/Nostalgia, visto mais de vinte anos depois, talvez se tenha excedido em seus artifícios, sofrendo um pouco com um intelectualismo que se choca com o meio material (pobre e escasso) em que se produz. A aventura de filmar tal filme na província de São Pedro é equivalente à aventura germânica de Heinrich, protagonista da narrativa, o jovem imigrante alemão que desembarca por aqui na virada para o século XX: a aventura de encenar Schiller para um público de cultura precária é um pouco uma metáfora da própria aventura de Tuio e Sérgio ao fazer um cinema adrede intelectualizado no precário cinema gaúcho dos anos 80 e de sempre.

A visão atual de Heimweh/Nostalgia dá o tom de um espetáculo fora de moda. E que apresenta seu charme de ver também neste desusado de imagens de que se vale. Há excertos viscontianos que o rigor do olhar de Tuio e Sérgio captam em algumas encenações. Certas sequências de parques ao ar livre, a cena do tabelionato no primeiro casamento do protagonista são objetos que evocam a Luchino Visconti, certamente. Também a delicadeza decadente da sequência do bordel, com suas luminárias avermelhadas, os homens e as mulheres bem paramentados, os gestos nobres das prostitutas, a cortesia dos rapazes para com estas mulheres da carne, tudo isto vai ter a uma apresentação neorromântica de um ambiente de instintos vulgares visando, talvez, a suavizar uma animalidade que a imagem oculta.

Para sair da voz-over dominadora, em três vezes a narrativa põe em marcha o uso de depoimentos, remetendo aos célebres documentários  de ficção (Orson Welles, Francesco Rosi, Geraldo Sarno). O primeiro deles é o depoimento da atriz vivida por Carmen Silva, que no começo do século esteve no elenco da peça de Schiller, sob a batuta de Heinrich; esta veterana pelotense dá seu belo show diante da câmara. Depois vemos o truculento Antônio Augusto Fagundes expressando-se na pele e no verbo dum delegado que nos anos 40 queria proibir uma peça por ser falada em alemão e prender seu autor, Goethe, sendo difícil fazer-lhe ver que o escritor alemão já morrera fazia tempo. E finalmente surge um estudioso dissertando sobre as aculturações entre os germânicos e os aborígenes no Rio Grande do Sul.

Vencendo com algum brilho as dificuldades técnicas de fazer um cinema mais rebuscado na província, Tuio e Sérgio deram guarida em seu filme a muitos talentos do cinema e do teatro gaúchos de então, Denise Barella, Ivo Bender, Irene Brietzke, Antônio Carlos Brunet, Ida Celina, Sandra Dani, Luiz Paulo Vasconcellos, Mirna Spritzer. E permitiu a aparição de algumas figuras ligadas a cinema em algumas imagens: o cineclubista Marco Antonio Bezerra Campos e a jornalista Fatimarlei Lunardelli. Eu também fui chamado por meu amigo Tuio a participar do filme. Inicialmente, me convocaram para uma cena no Parque da Redenção: choveu, as filmagens foram adiadas, a cena foi depois filmada mas dela não participei. A minha sequência no filme deu-se num casarão na Cidade Baixa: sou o escrivão que casa o protagonista em seu primeiro casamento, só faço apertar as mãos aos circunstantes e balançar-lhes cortesmente a cabeça, quer dizer, uma atuação de cumprimentos de época, eis minha única aparição como ator em toda a minha vida.

Publicando em 1999 meu opúsculo Uma vida nos cinemas, pela editora Movimento, uma casa de Porto Alegre, assim me manifestei sobre o episódio de aparecer em filme.

Foi no verão de 1988 que Tuio Becker me convidou para fazer uma cena do filme Heimweh/Nostalgia, que ele dirigia a quatro mãos com Sérgio Silva. Na primeira vez em que compareci ao local das filmagens, choveu; tratava-se duma sequência no interior do parque da Redenção. A chuva impediu tudo. A cena foi depois filmada, mas eu não participei dela.

A cena em que participei, aparecendo na montagem final da realização, deu-se num museu na rua Lima e Silva, se a memória não engana. Eu fazia o burocrata que casava os protagonistas. Lembro-me de Sérgio a exigir, enérgico, que eu não olhasse para a câmara. Minha relação afetiva com o cinema não poderia deixar de referir esta oportunidade que Tuio me deu de aparecer em celuloide, ainda que opacamente, pois estou longe de ser qualquer coisa como ator.

Enfim, lembrando assim, Heimweh/Nostalgia é um produto de todos nós, os ambiciosos da província, os que vivíamos cinema no Rio Grande do Sul na década de 80 do século passado. Nossas ousadias e os limites materiais destas ousadias se materializaram ali.

O filme foi exibido recentemente em Porto Alegre num ciclo sobre a imigração na Sala P.F. Gastal, situada na Usina do Gasômetro, um dos pontos turísticos da cidade à beira do Guaíba, e também pode ser encontrado na internet num link do Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

(Eron Duarte Fagundes – eron@dvdmagazine.com.br)

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Sobre o Colunista:

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde nasceu em 1955; mora em Porto Alegre; curte muito cinema e literatura, entre outras artes; escreveu o livro “Uma vida nos cinemas”, publicado pela editora Movimento em 1999, e desde a dcada de 80 tem seus textos publicados em diversos jornais e outras publicaes de cinema em Porto Alegre. E-mail: eron@dvdmagazine.com.br

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