Ciclo Jerry Lewis Em DVD
Iniciamos um ciclo de resenhas de filmes estrelados por Jerry Lewis. Neste episodio, Errado Pra Cachorro
Para inaugurar o ciclo de matérias sobre os filmes de Jerry Lewis (1926-2017), vamos lembrar da sétima comédia de Jerry com o diretor Frank Tashlin (1913-1972), lançado originalmente em 1963. Errado Pra Cachorro (Who’s minding the Store) é certamente uma das mais inventivas e divertidas do icônico comediante em sua fase solo, após sua separação de Dean Martin (1917-1995). A rica Phoebe Tuttle (Agnes Moorehead – 1908 / 1974) fica sabendo que sua filha, e única herdeira Barbara (Jill St. John) está namorando o atrapalhado Norman Phiffer (Jerry Lewis) e decide fazer de tudo para separa-los. Para isso, O contrata para trabalhar em sua loja de departamentos colocando Raymond em setores onde sua ingenuidade e falta de aptidão provocam mil confusões. Bárbara, por sua vez trabalha de ascensorista na mesma loja disfarçando sua condição de herdeira. O estilo cartunesco de Frank Tashlin, advindo de sua experiência nos estúdios da Warner Bros animation com os Looney Tunes, casava perfeitamente com o humor careteiro e demolidor de Lewis. Em Errado pra Canhorro, ambos alcançam o ápice dessa interesecção cômica. Tashlin, diziam os críticos, dirigia live actions como se fossem animações e animações como se fossem live actions. O filme foi um grande sucesso de bilheteria para a dupla Lewis-Tashlin, servindo de vitrine de propaganda para várias marcas famosas como RCA, Honda Motors e Lady Esquire já que o personagem de Lewis trabalha em uma loja de departamento. Como piada interna de um Lewisverso, Norman diz já ter trabalhado como carregador de tacos de golf, lanterninha de cinema e técnico de TV, funções que desempenhou nos filmes Sofrendo da Bola (1953), Detetive Mixuruca (1962) e Bancando a Ama Seca (1958).
Agnes Moorehead, como a futura sogra de Norman, reproduz o mesmo papel que fez na série A Feitiçeira (Bewitched) que seria lançado no ano seguinte. Suas artimanhas e crueldade com o futuro genro provocam uma série de erros cômicos que Lewis explora ao máximo. Na sequência em que pendura no mastro de um prédio, temos uma bela homenagem ao estilo do mestre Harold Lloyd (1893-1971). No elenco do filme ainda temos John McGiver (1913-1975) como o compassivo marido de Phoebe, e Ray Walston (1914-2001) que faria a série Meu Marciano Favorito, no papel do gerente da loja. Errado Pra Cachorro, de 1963, fica como um dos excelentes trabalhos solo de Jerry Lewis, e que você encontra disponível para venda no site da Linestore. (Acesse pelo link abaixo e compre seu dvd). Na semana que vem voltamos com Jerry Lewis com o filme Morrendo de Medo. Abaixo o link da distribuidora Linestore que tem o acervo de Jerry Lewis com a dublagem original.
https://www.linestore.com.br/jerry-lewis-errado-pra-cachorro-p129
NE: Este DVD também foi lançado pela Classicline, mas está fora de catálogo: https://www.classicline.com.br/errado-pra-cachorro.
Mais detalhes em http://dvdmagazine.com.br/resenhas/resenha/filme/31584-errado-pra-cachorro#dvd
Sobre o Colunista:
Adilson de Carvalho Santos
Adilson de Carvalho Santos e' professor de Portugues, Literatura e Ingles formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pela UNIGRANRIO. Foi assistente e colaborador do maravilhoso critico Rubens Ewald Filho durante 8 anos. Tambem foi um dos autores da revista "Conhecimento Pratico Literatura" da Editora Escala de 2013 a 2017 assinando materias sobre adaptacoes de livros para o cinema e biografias de autores. Colaborou com o jornal "A Tribuna ES". E mail de contato: adilsoncinema@hotmail.com