RESENHA CRTICA: Ns (Us)

O que posso adiantar que o filme vai ficando cada vez mais assustador, com determinadas figuras difceis de se ver e no sairmos assustados

20/03/2019 15:13 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Nós (Us)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Nós (Us)

EUA, 2019. 120 min. Roteiro e direção de Jordan Peele. Com Lupita Yongo, Elizabeth Moss, Winston Duke, Evan Alex, Shabadi Wright Joseph, Tim Heidecker, Karfa Hayward. Música de Michael Abels.

Tenho que confessar que fiquei muito impressionado e até assustado com o filme anterior deste mesmo Jordan Peele (1979, de mãe branca e pai negro, comediante em 54 programas de TV de comédia, mais 14 como roteirista e apenas 2 como diretor com os filmes Corra! /Get Out, 17, e agora Nós). O primeiro filme ganhou o Oscar de melhor roteiro, se tornando o primeiro negro, a ser premiado pela Academia (como roteiro original). Também foi indicado como melhor filme, ator Daniel Kaluuya e diretor. Também indicações duplas para o Bafta britânico e Globo de Ouro e ainda SAG.

Quem não assistiu Corra! É bom ficar sabendo que se trata de uma sátira surpreendente que começa como uma visita de família que vai se transformando em pesadelo e que na verdade consegue mesmo ser chocante, vai mais longe do que a média do gênero. Entre horror e comédia, na verdade esse gênero de misturar as coisas muita gente acha que veio antes de Kubrick com O Iluminado (que está cheio de citações e surpresas) e também de outros cineastas do gênero como Brian De Palma, o ator Jack Nicholson e Daren Aronofsky, mas o que importa é a coragem e atrevimento de Peele, no que transformou o filme anterior num nem tão modesto clássico! Acho mesmo um divisor de águas.

Este título muito interessante, que é o de Nós, começa em 1986, quando uma garota e seus pais passeiam a noite por um parque perto do mar, até quando uma assustadora surpresa se revela, que envolve também sala de espelhos, e duplos. O filme então pula alguns anos e chega-se ao tempo atual (a garotinha virou adulta) , Adelaide (a famosa premiada Lupita) tem medo de chegar ao mesmo pedaço na praia de Santa Cruz, mas as crianças estão juntas e eles irão se encontrar com os velhos amigos os Tylers (também no elenco a loira Elizabeth Moss, famosa pela serie de TV O Canto da Aia) e suas filhas inclusive se mostrar A Floresta Encantada de Merlin. Bom, acho melhor não ir muito mais adiante, o que posso adiantar é que o filme vai ficando cada vez mais assustador, com determinadas figuras difíceis de se ver e não sairmos assustados. Na verdade, a crítica americana louvou tudo (desde a fotografia até os figurinos muito especiais, a trilha musical, algumas ideias originais), mas acho que estaríamos falando demais. Tem gente que já até fala novamente em Oscar para Mr. Peele!

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro