RESENHA CRTICA: O Protetor 2 (The Equalizer 2)

Podemos dizer que o filme muito bem feito, mas podemos tambm reclamar que por vezes excede um pouco o gosto da gente

16/08/2018 00:51 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: O Protetor 2 (The Equalizer 2)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O Protetor 2 (The Equalizer 2)

EUA, 18. 121min. Direção de Antonie Fuqua. Elenco:Denzel Washington, Orson Bean, Bill Pullman, Melissa Leo, Johnathan Scarfe,Sakina Jaffrey, Ashton Sanders, Pedro Pascal, Tamara Hickey, Garret Golden, Kazy Tauginas.

Cada vez mais sou admirador de Denzel Washington, um ator discreto, sóbrio, mas que nem por isso deixa de passar no rosto todas as emoções de seu personagem justiceiro e até violento. Na verdade, achei o filme anterior da mesma equipe um pouco forte demais na pegada de violência e uma jovem prostituta. Acho também que o diretor amigo de Denzel, o Fuqua, nunca foi premiado para nada e, portanto, não foi reconhecido com o diretor competente que foi crescendo cada vez mais. Sem exagerar demasiado, o filme optou por outra saída, conta a história sem pressa, apresentando os personagens, sendo que de repente há uma explosão de violência e momentos muito fortes de ação. Muito bem feitos, mas estranhamente eles são interrompidos, como se fosse planejado especialmente. E o espectador percebe isso! Ou seja, um tempo de conversa, a suspeita aumentando e de repente a luta da pesada, de socos ou armas.

Podemos dizer que o filme é muito bem feito, mas podemos também reclamar que por vezes excede um pouco o gosto da gente. Mas embarquei muito forte no filme, suportando mesmo uma sequência discutível (digo até bem longa, que é o vizinho do herói, Denzel, que tenta dar lição de vida para um rapaz negro que está enveredando pela bandidagem, mas que está sendo seduzido para pintar um retrato no exterior do prédio. Ou seja, no caminho certo). Estou fugindo do ponto mais fraco do filme, que não é a participação talvez pequena demais da premiada com o Oscar, Melissa Leo, de uma forma que muda os rumos da trama, mas o descuido maior do roteiro é, uma sequência longa feita num lugar à beira mar, com casario de férias onde esta acontecendo uma violento furacão (alguns detalhes são exagerados e infelizmente naquela altura qualquer um já teria percebido quem é o maior bandido de todos). Uma falha grave que prejudica o filme, qualquer bobinho mata a charada.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro