RESENHA CRTICA: Amnsia (Amnesia)

O resultado bastante antiquado e de pouco impacto mas vamos dar a uma ltima palavra ao diretor at por causa de seu ilustre passado

27/10/2016 00:04 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Amnésia (Amnesia)

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Amnésia (Amnesia)

França,15. Direção de Barbet Schroeder. Com Marthe Keller, Max Riemelt, Bruno Ganz, Corina Kirchoff, Fermi , Remi Reixach, Marie Leuenberger.

Acredito que nesta altura da vida, pouca gente ainda se recorde de quem foi Barbet Schroeder, uma figura exótica que teve uma carreira interessante. Nascido no Irã, hoje com 75 anos, filho de geólogo suíço e médica alemã. Cresceu na África Central e depois dos sete aos 11 na Colômbia. Na França, formou-se em Filosofia na Sorbonne e com apenas vinte e poucos anos fundou a produtora Films de La Losonge, onde produziu alguns dos filmes mais importantes da Nouvelle Vague. Em 1999 fez o primeiro filme em vídeo HD (Nossa Senhora dos Assassinos) Este Amnésia foi o primeiro filme europeu rodado em 6K. E a casa que aparece é deles mesmo. A casa branca fica perto de Sant Antony de Portmany em Ibiza, na Espanha. Foi construída em 1951 e comprada pela mãe do diretor que viveu sua vida madura lá e onde ele também rodou um de seus maiores sucessos sua estréia chamada “More”, proibido no Brasil por causa do uso de drogas.

Aqui a idéia do jovem alemão que aparece e fica amigo é autentica assim como o fato de que a sua mãe sempre se recusou a falar alemão, embora não fosse judia. Nunca perdoou a ação nazista.

Mas é bom falar um pouco da carreira de diretor que fez um famoso documentário sobre Idi Amin Dada, 74, Maitresse, 75 (sado masoquismo), Os Trapaceiros, 84, rodado em Portugal com sua então mulher Bulle Ogier, e depois foi para os EUA, onde fez o sucesso Barfly, baseado em Bukowski com Faye Dunaway, e Mickey Rourke, 87, O Reverso da Fortuna que deu Oscar a Jeremy Irons, 90, Mulher Solteira Procura, 92, com Jennifer Jason Leigh, O Beijo da Morte, com Nicolas Cage, 95, Antes e Depois, 96 com Meryl Streep, Medidas Desesperadas com Michael Keaton, 98, Cálculo Mortal, com Sandra Bullock, 2002, mais tarde em 2007 o documentário O Advogado do Terror. E ainda Inju, 08 e um episódio da serie Mad Men, 09.

Este é um filme pessoal, relembrando sua mãe mas resultando num trabalho preguiçoso, de alguém já cansado. Por exemplo,a atriz central Marthe Keller, aos 71 anos, já mostra efeitos de um operação plástica que suavizou a idade. Outra que já foi estrela em Hollywood em filmes como A Maratona da Morte, com Pacino, Domingo Negro, Fedora com Billy Wilder, Olhos Negros com Mastroianni (na Rússia), A Fórmula com Brando (80) e alem disso muita coisa na França (tem 91 créditos). Uma figura simpática mas nunca uma grande atriz. Sorri o tempo todo, mas não passa nunca qualquer drama ou sentimento.

O mesmo se pode dizer do alemãozinho que foi ator juvenil e faz o rapaz que tenta ser DJ em Ibiza (Max Riemelt que já esteve melhor A Onda, o gay Queda Livre). A proposta do titulo até que é curiosa, Amnésia é o nome da boate em Ibiza onde se esquecem os problemas (que é mal vista uma única vez), seria porque a velha alemã não quer lembrar do passado traumatizante (mas no entanto a sequência onde o avô do rapaz confessa sua culpa é completamente frágil e falseada). A terceira seria a própria Alemanha que prefere esquecer aquilo que foi.

Enfim, o resultado é bastante antiquado e de pouco impacto mas vamos dar a uma última palavra ao diretor até por causa de seu ilustre passado: “O filme é como uma musica de câmera, baseada somente na emoção, é uma historia de amor sem sexo, completamente espiritual (o que já é bem diferente). Foi difícil de fazer porque você tem que construir todo tipo de suspense e momentos silenciosos. Tem que ter bons atores, uma camera em cada um deles para mostrar sua reação num certo momento. E tem que ter todo o mecanismo já transformado em dialogo para evitar a improvisação”.

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Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

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