RESENHA CRTICA: O Homem nas Trevas (Dont Breathe)

Foi bem de pblico e bilheteria ste modesto mas interessante drama de terror

14/09/2016 00:00 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: O Homem nas Trevas (Don´t Breathe)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Don´t Breathe Homem das Trevas poster

O Homem nas Trevas (Don´t Breathe)

EUA, 16. 88 min. Direção de Fede Alvarez. Com Stephen Lang, Dylan Minette, Jane Levy, Daniel Zovatto, Emma Bercovici.

Foi bem de público e bilheteria (custou menos de 10 milhões de dólares e já passou dos 66 milhões de bilheteria) este modesto mas interessante drama de terror. Não é de monstro, nem de fantasma, mas consegue um resultado curioso em particular na parte final. Não aprecio filmes violentos sobre adolescentes ou jovens malandros cometem crimes gratuitos. Mas é justamente isso que sucede com três jovens. A moça é loira e bonita, tem uma filha pequena e até um olhar doce, mas nem por isso deixa de ser violenta fazendo parte de quadrilha, de que faz parte um teen - que parece ser filho de policial e por isso sabe de alguns truques e coisas que não dariam certo - junto com outro malandrão. Depois de participarem um assalto numa mansão (onde demonstraram sua grossura), eles penetram numa casa velha, onde vive um sujeito que parece ser cego e isso não o impede que haja bem no escuro e na vingança.

Quase o filme inteiro é em cima da vingança desse estranho sujeito, talvez também policial (o ator que o interpreta é um veterano Stephen Lang, que também tem carreira no teatro). É quando o filme esquenta quando os jovens caem em sua cilada, que incluirá também um confronto com um violento cachorro negro e outras surpresas, até num filme que já fica aberto para uma continuação.

Apreciei mais o filme porque ele foi feito por um latino americano, um uruguaio chamado Fede Alvarez, radicado nos EUA, que fez um A Morte do Demônio (Evil Dead, com a mesma Jane Levy, 13) que era remake do clássico de Sam Raimi. O moço é competente e não deve parar por ai.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro