Novo colunista: Felipe Brida

Confira a resenha de Lili, no primeiro texto de Felipe para o site!

09/06/2016 00:54 Por Felipe Brida
Novo colunista: Felipe Brida

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Lili (Idem)

EUA, 1953, 81 min. Drama/Musical. Colorido. Dirigido por Charles Walters. Disponível em DVD. Distribuição: Obras-Primas do Cinema

Órfã, a garota francesa Lili Daurier (Leslie Caron), de 16 anos, arruma emprego em uma companhia de teatro de marionetes. Apaixona-se pelo mágico Marc, o Magnífico (Jean-Pierre Aumont), homem mais velho, que a despreza. Abalada com a situação, pensa em suicídio, até que fica próxima do manipulador de marionetes Paul Berthalet (Mel Ferrer), que faz de tudo para que ela esqueça aquela paixão desastrosa.

Clássico absoluto do cinema, “Lili” é relançado em DVD no Brasil pela distribuidora Obras-Primas do Cinema – em janeiro de 2014 o filme saiu pela Colecione Clássicos, empresa que se transformou na Obras-Primas e que vem dando atenção especial a filmes marcantes realizados entre as décadas de 30 e 80.

Baseado na história “Love of seven dolls”, de Paul Gallico, o drama/musical tem todo um charme, ingenuidade e lirismo, devido a vários elementos técnicos e de elenco: Leslie Caron, indicada ao Oscar de melhor atriz pelo trabalho em Lili, dá o fôlego à obra, no papel da graciosa protagonista; a fotografia e a direção de arte com cores vivas e ambientes de arranjo teatral completam o conteúdo – também indicados ao Oscar em 1954.

A personagem não é uma simples menina de 16 anos: ela se transforma ao longo do filme, adquirindo maturidade quando começa a trabalhar, encontrando dificuldades em lidar com uma paixão esquisita, tentando até o suicídio (perceba que situação-limite polêmica para abordar num musical dos anos 50!), até se ajustar com a amizade fortalecida com um criador de marionetes. Ela dialoga com os bonecos, num tom fabular, que deixa no ar se ela vive um sonho ou está ainda no mundo real. Como uma caixinha bem montada, “Lili” é uma obra-prima do cinema americano, rico de detalhes, simbologia e encantamento.

Das seis indicações ao Oscar, levou apenas o de melhor trilha sonora (as outras duas que não foram citadas acima foram nas categorias de diretor e roteiro). Recebeu ainda indicação ao grande prêmio em Cannes, ganhou o Bafta de atriz e o Globo de Ouro de roteiro.

Assinado por um diretor genial, Charles Walters, de comédias musicais que deram um gás ao cinema, como “Desfile de Páscoa” (1948), “Alta sociedade” (1956) e “A inconquistável Molly” (1964). Ele também é coreógrafo do filme, função esta que desenvolveu em inúmeras fitas da década de 40, como “Louco por saias”, “À meia luz” e “Agora seremos felizes”. Nesse relançamento em DVD, a distribuidora inseriu como extra trailer de cinema, uma entrevista com Leslie Caron e o curta musical “Festa dos piratas na Ilha de Catalina” (1935). Obrigatório.

 

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha

relacionados

Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro