Thelma

Thelma (Eili Harboe), uma jovem tímida, deixa a casa dos pais para estudar Biologia numa faculdade em Oslo, capital da Noruega. Mesmo à distância, pai e mãe, muito religiosos, controlam a garota. Na faculdade, torna-se amiga de Anja (Kaya Wilkins), que a leva para a balada e a apresenta a novos amigos. A vida de Thelma se transforma radicalmente quando, sem explicação médica, ela desenvolve epilepsia, chegando a uma descoberta sobrenatural.

06/02/2019 22:26 Por Felipe Brida
Thelma

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Thelma (Idem). Noruega/França/Dinamarca/Suécia, 2017, 117 min. Drama/Suspense. Colorido. Dirigido por Joachim Trier. Distribuição: Mares Filmes

Instigante, perturbador e original na técnica e no conteúdo, “Thelma” é um achado do cinema norueguês. Participou de 32 festivais de cinema e foi indicado como representante do seu país no Oscar 2018 (mas inacreditavelmente ficou fora da lista final). Um filmão cult inteligente de primeira classe, que alinha com precisão drama e suspense num clima de total mistério.

Fala de uma garota tímida (uma atriz jovem, norueguesa, a talentosa Eili Harboe), novata na faculdade e criada em uma família religiosa, bem metódica (o pai é um médico, e a mãe utiliza cadeira de rodas para se locomover). Ela conhece uma outra garota, trocam flertes, até que começa a sofrer convulsões. A partir daí a história muda de tom quando, em flashbacks, fatos assustadores renascem sobre o passado da protagonista, na época da infância, para traçar um paralelo com seus dias na faculdade envolvendo discussões sobre sexualidade, repressão e libertação.

“Thelma” não é um filme fácil de se digerir e tampouco de se comentar, pois há revelações surpreendentes a cada meia hora de filme. Assista com calma, prestando atenção nos mínimos detalhes da história, intensa e de conflitos únicos.

O primor está na direção, um trabalho fantástico do cineasta e roteirista Joachim Trier, filho do diretor Jacob Trier e neto do renomado cineasta Erik Løchen (nenhum deles tem parentesco com Lars Von Trier). Ele conduz de forma atraente este drama estiloso, com domínio de enquadramentos, jogos de câmeras diferenciados e contornos sombrios dos misteriosos personagens. O diretor leva o público para além dos limites da mente! Se gostou dos dois filmes anteriores dele, “Mais forte que bombas” (2015, indicado à Palma de Ouro em Cannes) e “Oslo, 31 de Agosto” (2011, indicado ao prêmio Um Certo Olhar, também em Cannes), com certeza “Thelma” irá te causar deslumbramento.

Disponível em DVD pela Mares Filmes (que vem se destacando no mercado de filmes cult no Brasil e integra o grupo da A2 Filmes).

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro