RESENHA CRTICA: Submerso (Submergence)

Se trata de um dos trabalhos mais convencionais e sem brilho do realizador

17/04/2018 15:05 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Submersão (Submergence)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Submersão (Submergence)

Alemanha, Espanha, França, EUA, 17. 1h52 min. Direção de Wim Wenders. Roteiro de Erin Digman baseado em Livro de J. M. Ledgard. Com Alicia Vikander, James McAvoy, Alexander Sidding, Reda Kateb, Jannik Schumann, Celyn Jones.

Nunca fui um grande admirador de Wim Wenders (em pessoa é uma pessoa agradável e simpático, mas de uns tempos para cá seus trabalhos tem sido mais e mais decepcionantes em seus 45 anos de carreira). Logicamente como todo mundo admirei sua obra prima de Cannes, Paris, Texas, mas este seu recente filme (depois do horrível Os Belos Dias de Aranjuez ele já fez um documentário sobre o Papa Francis!) é lerdo, sem paixão, mesmo com sua história de amor. Narrado em dois tempos paralelos, onde curiosamente o britânico James McAvoy mergulha com toda a coragem e garra como alias é seu costume. Enquanto a sueca Alicia continua sem graça (esta semana vi minha amiga Renata Boldrin no Facebook onde ela dizia que cada vez mais gosta desta moça. Minha cara eu discordo, cada vez ela fica menos, menorzinha, com expressões banais e para mim equivocadas). Essa discordância de presenças é ainda mais acentuada pela passividade do diretor, mesmo quando quer registrar imagens de oceanos e cenas submarinas (essas são especialmente irritantes, já que visto logo depois do filme sobre o francês A Odisséia de Jacques Cousteau fica ainda mais débil (há poucas cenas submarinas e termina num anticlímax). Além disso trata-se um filme em duas partes ou seja vidas paralelas, nenhuma com final empolgante.

McAvoy faz o escocês James More, que na Costa da África que na verdadeira seria um espião e que é seqüestrado e torturado por soldados “Jihadistas” acham que ele é espião. Na distante costa da Groelândia, há uma garota bio-matemática Danielle Flinders que faz uma experiência de mergulho no vasto e profundo oceano com sua equipe. Os dois viveram um grande mas excessivamente comportado romance na Normandia e agora distantes sofrem um pelo outro! E só não adivinha quem dormiu no filme! O que pode ser mesmo um problema... Já que se trata de um dos trabalhos mais convencionais e sem brilho do realizador (teve gente que reclamou muito da trilha musical que acharam excessiva de um certo Fernando Velázquez que parece trilha de filme de James Bond nos anos 60! Mas nem isso ajuda).Também é duvidoso o titulo do filme que para alguns é uma metáfora de símbolo sexual, quando eles são “submergidos” de amor!

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro