RESENHA CRTICA: Logan

Este de longe o melhor filme da srie com o personagem de Wolverine

03/03/2017 14:59 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Logan

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Logan (Idem)

EUA, 2017. 2 horas e 17 minutos. Direção de James Mangold. Com Hugh Jackman, Patrick Stewart, Dafne Keen, Boyd Holbrook, Stephen Merchant, Elizabeth Rodrigues, Richard E. Grant, Eric LaSalle.

Este é de longe o melhor filme da série com o personagem de Wolverine, aqui abreviado para Logan. Certamente o mais dramático, mais bem dirigido, sem perder o tom de aventura (com um toque de tragédia). É curioso como a marca da Marvel é tão forte que ao final da sessão (na quarta feira de cinzas, como parte da promoção do filme, não apenas a sessão estava lotada, como tinha muita garotada chorando ao final e oitenta por cento da sala ficou até o final. Na esperança de ter mais alguma ceninha como tem sido costume da produtora - pura frustração, pode ir embora logo no começo dos letreiros!). Ao menos se houve a canção Hurt, de Johnny Cash, que é amigo do diretor. Um detalhe: o nome Logan é uma referência a uma graphic novel de Mark Millar, Old Man Logan, como uma deliberada finalização do personagem oposto ao filme anterior.

A primeira impressão que se tem é que se deve muito ao diretor James Mangold que, afirma Hugh, recorreu menos aos efeitos visuais com o fundo verde ou CGI (ele também fez Garota, Interrompida, Johnny e June, Kate & Leopold, Cop Land, Os Indomáveis, Encontro Explosivo). E além disso foi um dos coroteiristas. É verdade que talvez Hugh Jackman faça caretas demais, se esforce em excesso para deixar muito claro que esta será sua última aventura como o protagonista e o perturbado mas simpático personagem. Foi ele quem insistiu em largar o personagem, alegando problemas com câncer na pele e a idade, mas no fundo tinha mesmo é medo de cansar o espectador (esta seria sua décima aparição como o personagem incluindo pontas e até fotografias). Mas a verdade é que o roteiro sabe equilibrar bem a figura quase anti heroica de Logan/Wolverine com o que poderia ser um clichê (Spoiler: a menina Laura, que seria sua filha, também foi submetida a experiências). E também a figura do venerável mestre Charles Xavier(Patrick Stewart ) é sempre a garantia da boa qualidade da empreitada (o resto do elenco também é interessante com o britânico Richard E. Grant de médico/cientista super vilão e outro surpreendente bandido que é o loiro Boyd Holbrook que foi um dos policiais da série Narcos). Outra grande figura é o humorista Stephen Merchant, que faz o mutante Caliban de maneira marcante (e seus possíveis fãs nunca o reconhecerão). Chega mesmo a ter sensibilidade de fazerem uma citação de um grande clássico do cinema faroeste, que vem a ser Os Brutos Também Amam (Shane), com Alan Ladd e Jack Palance dando uma lição de vida oportuna. Segundo o astro Jackman o filme também foi influenciado por O Lutador (The Wrestler, 2008), e o outro faroeste, Os Imperdoáveis (Unforgiven de Clint Eastwood, 92).

Um detalhe importante: o filme tem muita ação e se passa num futuro próximo! Mas o que me provocou estranheza é o fato de que as legendas desta vez tinham muitos palavrões o que antes era quase impossível de suceder (ainda mais em dublagem para português!). Dizem que é resultado do sucesso de Deadpool e que por isso o filme teve nos EUA a censura R (Restricted) para adultos.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro