RESENHA CRTICA: A Luneta do Tempo

Filme de Alceu Valena vale pela excelncia da fotografia, do clima potico e a fora da personalidade do autor

24/03/2016 14:45 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: A Luneta do Tempo

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

A Luneta do Tempo

Brasil, 14. 97 min. Direção e roteiro de Alceu Valença. Com Irandhir Santos, Hermilia Guedes, Helder Vasconcelos, Ari de Arimatéia, Ivan Rodrigues,Ceceu Valença, Mariah Teixeira.

Não é sempre que um artista de outra mídia se dedica a um projeto cinematográfico com tanto empenho e cuidado quanto o cantor e compositor Alceu Valença com este seu primeiro longa (que nós os curadores de Gramado selecionamos para a competição, onde levou o prêmio de trilha musical). Não é fácil contar mais uma vez a historia de Lampião (Irandhir) pelo seu próprio ponto de vista, ou seja, deixa uma espaço marcante para sua maior paixão, a música, seguido pela vida num circo, mas principalmente no que vem a ser uma ode ao espírito de sua terra e sua gente, o povo pernambucano.

Assim diz o resumo oficial da produção é sua própria maneira que ele conta como Lampião, sempre acompanhado por sua amada Maria Bonita (Hermila Guedes), lidera seu bando pelo sertão de Pernambuco, enfrentando a polícia local. Seu principal inimigo é Antero Tenente, que foi abandonado preso e de cabeça pra baixo pelo bando de Lampião. Esta disputa permanece com o passar dos anos, quando o filho de Antero torna-se adulto e não aceita qualquer provocação à imagem do pai ou a simples menção a algo que lembre Lampião e seus cangaceiros.

O projeto conta Alceu demorou cerca de quatorze anos para se finalizar, porque o diretor queria se aperfeiçoar na linguagem de cinema. Foi primeiro por indicação do grande fotógrafo e também diretor Walter Carvalho, depois, conta ele, com uma professora particular. Mas queria fazer algo do jeito dele e com cara de do sertão e largou as aulas. Foi assim que surgiu este filme muito pessoal que por isso pode ter imperfeições mas que são desculpadas pela excelência da fotografia, do clima poético e a força da personalidade do autor. Ah, Alceu aparece como ator no papel do palhaço Véio Quiabo.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro