Seguindo o chavão das últimas produções cinematográficas que envolvem conflitos bélicos (FOMOS HERÓIS - 2002 e FALCÃO NEGRO EM PERIGO - 2001) "nenhum homem será deixado para trás" representa bem o sentimento patriota depois dos acontecimentos de 11 de setembro, cujos escombros foram revirados atrás de corpos até a última migalha. Em ATRÁS DAS LINHAS INIMIGAS, porém, temos um filme mais descartável, sem se aventurar no terreno de fatos reais como os citados anteriormente. O diretor, quase estreante, abusa - sem constrangimento - das ´inovações´ trazidas de outras produções que marcaram o último período Hollywoodiano.
A fotografia cor cinzenta, com tons azulados, além da câmera de mão próxima demais da ação, quase documental, está em RESGATE DO SOLDADO RYAN. Aquele efeito ´bullet´ de MATRIX é (muito bem) utilizada numa cena de deslocamento do ar quando um soldado pisa numa mina e segue numa sequência de tirar o fôlego! Momentos que a trilha sonora se sobressai às imagens (repassadas em câmera lenta) é fiel às cenas bucólicas de ALÉM DAS LINHAS VERMELHAS. E muitos outros planos em câmera lenta estão nos filmes do diretor do momento, JOHN WOO.
É um grande filme, sob o aspecto do seu interesse principal: ação. Desde RAMBO e COMANDO PARA MATAR, aonde surgiu o conceito de ´exército de um homem só´, não tivemos um produto tão bom!