Vencedor do Grande Prêmio do Júri em Cannes, este foi o começo da grande consagração internacional do italiano Antonioni. Primeira parte de uma trilogia sobre o tédio e a angústia de viver. Mas também o mais difícil de decifrar e de mergulhar.
Já que não há explicações ou justificativas. Foi o primeiro encontro na tela do diretor com sua musa Monica Vitti (que seria sua estrela durante os próximos anos), embora tenha crítico que lamente que tenha sido Lea Massari que sumiu na história e não ela. Na verdade, há uma certa verdade nisso, já que a atriz Massari durante as filmagens teve um enfarto e passou dois dias em coma!
Embora nunca tivesse confessado isso, deve ter sido essa razão que fez o diretor mudar os rumos da história afirmando que não tem interesse em resolver o mistério mais preocupado com Anna na busca por si mesma! Antonioni a conheceu quando La Vitti era dubladora de Dorian Gray no filme As Amigas, anos antes. Fariam ainda mais três filmes juntos (e depois de se separarem ainda se reencontrariam no experimental O Mistério de Oberwald, em 81).
Monica viraria estrela por conta própria estrelando comédias de sucesso até se aposentar em 92 (ainda viva casada com o fotografo Roberto Russo, hoje tem 80 anos com problemas de saúde). Tanto Massari quando Ferzetti também estão vivos. Mas este é um filme para um público restrito e paciente, disposto a aceitar as longas caminhadas de que o cineasta gosta (por outro lado, todo enquadramento dele é uma perfeição e tem total domínio da narrativa, nada é acidental).
Rodado nas Ilhas Aeolias, Messina (na Sic[ilia), onde não havia eletricidade e as condições eram péssimas (foram atacados até por um furacão) chegando a ficar isolados da civilização sem ter como voltar. Além disso, a produtora abriu falência no meio da filmagem provocando greve da equipe e a recuperação do barco que os conduzia pelo dono.
O filme de forma lendária, foi tão vaiado durante sua exibição que o diretor e Monica fugiram do cinema. Mas tudo mudou na segunda exibição a partir de quando passaram a lhe dar valor. Inclusive com manifesto de 35 críticos para ajudá-lo. A revista inglesa Sight & Sound a declarou dois anos depois como o segundo melhor filme de todos os tempos (o primeiro claro foi Cidadão Kane). Em italiano, a palavra aventura tem o sentido também de casinho, romance passageiro. Antonioni queria fazer um filme sobre a instabilidade das emoções como se fosse uma história de detetive, de trás para a frente.
Na época, Antonioni foi acusado pelos censores de imoralidade e processado. Uma das cenas de sexo (hoje banais) foi obscurecida e outra editada. Edição com copia restaurada, o documentário Antonioni, documentos e testemunhos, entrevista com Antonioni, texto sobre sua vida e obra, depoimento de Monica Vitti (antigo), Trailer de cinema.
Conclusão final: Veja como na época, começo dos anos 60, as pessoas ainda se preocupavam com relações humanas, a dificuldade de relacionamentos e o tédio provocado pela incapacidade das pessoas em se comunicarem.
Hoje em dia não se fala mais nisso, porque tudo piorou de tal forma, que o problema virou banal, fato da vida. E nada se faz para mudar.