Crítica sobre o filme "Boris Karloff: O Zumbi, Corredores de Sangue, The Haunted Strangler, Morte Para um Monstro":

Rubens Ewald Filho
Boris Karloff: O Zumbi, Corredores de Sangue, The Haunted Strangler, Morte Para um Monstro Por Rubens Ewald Filho
| Data: 27/03/2019

- O Zumbi 

O diretor Haeys (1884-1944) fez 36 créditos do gênero, mas desconhecidos aqui. Professor Morlant, um egiptólogo, é obcecado pelos poderes dos antigos deuses do Egito. Em seu leito de morte, ele ordena para que seu serviçal coloque uma joia sagrada em sua mão, prevenindo-o de que, caso ela seja removida dali ele se transformará num zumbi assassino. Aga Ben Dragore é um egípcio-árabe, que atira facas e procura uma joia sagrada que foi roubada por uma antiga tribo. O ladrão denuncia que ele foi vendido ao Professor Morlant, mas ele morre, fica desfigurado. Um anônimo rouba a pedra preciosa do corpo. Mas o homem morto ressuscita e procura vingança. Este foi o primeiro filme britânico de horror da era do som e chamado de “horrific”. Durante anos foi considerado perdido, mas encontraram cópia no arquivo de Praga e depois uma versão integral. Este foi o primeiro filme de Karloff em sua terra natal, a Inglaterra 33, o último seria em 68.

- Corredores de Sangue

Em 1840, o doutor Thomas Bolton luta pelo o uso de anestesia nas cirurgias, que tenta descobrir o segredo de uma cirurgia sem dor, mas ele mesmo se vê viciado. Esta é a história básica deste terror britânico importante hoje pela presença de Karloff e Lee. O filme tinha cerca de apenas uma hora de projeção, e parecia ser mais um estudo sobre o que causa o uso de drogas. Algumas dessas cenas foram consideradas violentas e assustadoras e por isso que o filme custou tanto a ser distribuído nas salas. Curiosa aparição da bela mocinha Betta St.John que foi estrela de Hollywood em filmes como O Manto Sagrado, Quem é Meu Amor?, Todos os Irmãos eram Valentes, O Príncipe Estudante (31 créditos até 65). Os censores conseguiram cortar três cenas (close de uma perna amputada, Lee atacando um segurança, Boris lançando ácido no rosto de Lee).

- The Haunted Strangler

Não tem título brasileiro. Terror britânico, onde um escritor investiga a execução de um serial killer conhecido como O Estrangulador do "The Haymarket", acreditando que o suspeito havia sido assassinado antes. Mas quando pega um escalpo usado pelo assassino, sente-se possuído pelo espírito do assassinato e passa a cometer assassinatos semelhantes.

- Morte Para Um Monstro

Direção de Daniel Haller que tem 52 créditos no gênero, entre eles, séries como Águia de Fogo, Buck Rogers no século 25, O Altar do Diabo com Sandra Dee, Anjos do Inferno por John Cassavetes, e este aqui que foi o primeiro de sua carreira. Estrelam Nick Adams (31-68, que fez filmes famosos antes de se matar, entre eles, Um Amor de Professora com Doris Day, Mister Roberts, Confidências a Meia-Noite também com Doris) além de Boris Karloff, Freda Jackson, Patrick Magee, Suzan Farmer. Um jovem visita a propriedade do pai de sua noiva e descobre que o homem acabou de encontrar um meteorito que emite raios de radiação que transformaram as plantas de sua estufa. Quando a esposa do cientista é vítima desse misterioso poder, o velho assume a tarefa de destruir o objeto brilhante. Baseado no conto "A Cor que Veio do Espaço", the Colour Out of Space, de H.P. Lovecraft.