Crítica sobre o filme "Nos Bastidores da Fama":

Rubens Ewald Filho
Nos Bastidores da Fama Por Rubens Ewald Filho
| Data: 28/04/2015

Como é filme para o público negro norte-americano e o fim da locadora tornou ainda mais difícil o acesso da classe popular, é uma pena que parece fadado ao fracasso. Mas tem várias qualidades começando com a diretora Gina Prince-Bythewood que se revelou em Sundance com Além dos Limites (o pouco visto aqui Love & Basketball), depois fez muita série de TV, escreveu roteiros, dirigiu o prestigioso A Vida Secreta das Abelhas (06, com Queen Latifah, Jennifer Hudson). Este projeto aqui ia ser da Sony que saiu fora quando a diretora insistiu em colocar no papel central a atriz inglesa chamada Gugu, que ainda é desconhecida no Brasil, onde não foi exibido o filme, que a revelou: é uma mulata inglesa, filha de inglesa enfermeira com doutor sul africano. Apareceu no fracasso Larry Crowne com Tom Hanks, no bobinho Estranho Thomas e no recente e pavoroso O Destino de Júpiter (fez Famulus). Mas o filme bom foi mesmo Belle, 13, onde ela fazia a história real da única negra que na Inglaterra do século 18 se tornou uma aristocrata, por ser filha de um almirante da Marinha. A moça talentosa também canta todas as músicas da trilha com sua própria voz, inclusive aquela que surpreendentemente foi indicada ao Oscar, Grateful, composto por Diane Warren (foi pouco divulgada aqui mesmo na época do Oscar, mas é uma boa canção e foi também destacada por outras organizações principalmente de negros).

Sabem que não gosto muito de contar a história em detalhes. Acho que já basta saberem que não é muito original, ao se fixar numa jovem inglesa chamada Noni, que é noiva de um rapper e tenta estender sua carreira também na América. Mas fica em crise quando ganha um prêmio e tenta se matar, sendo salva por um policial, Kaz, que lhe da a força de crescer como artista. A inglesa e branca Minnie Driver faz a mãe da heroína.

Dá para ver que não é grande literatura, é diversão romântica e pop, musical, para quem curte o gênero.