É preciso dar atenção a este filme porque a semelhança que você notou no crédito do nome do diretor há uma razão forte de ser. Trata-se realmente do filho do diretor do ainda jovem e já muito famoso diretor mexicano Alfonso Cuaron (e por isso foi co-roteirista do sucesso Gravidade, 13, do pai). Cuaron pai foi na verdade descoberto por Spielberg ainda muito jovem, acabou de fazer o drama Roma, um telefilme de terror com Casey Affleck, e eu aprecio especialmente Filhos da Esperança e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Ele tem outro filho, meio irmão de Jonas, ator e montador que está também neste filme e também já dirigiu três curtas. Chama-se Diego Cataño e faz o papel de Mechas, um dos últimos a ser morto!
Este não é o primeiro longa do jovem Jonas que fez curtas, o longa Año Uña, e está realizando agora Z com Gael Garcia Bernal. Também está longe de ser uma novidade, porque já vimos vários filmes sobre esse mesmo tema, a dificuldade de impedir que os emigrantes mexicanos venham para os EUA, um tema muito caro ao atual presidente Trump! Aqui o filme chegou a ser indicado para o prêmio Ariel do México como filme, direção e roteiro, e ganhou prêmio da crítica no Festival de Toronto.
Mais de ação do que qualquer outra coisa, começa mostrando o pequeno grupo de emigrantes (Gael entre eles ao menos é mecânico, o que servira depois para a trama) que tentam atravessar o deserto mas desperta a atenção de um oficial americano selvagem e matador (Jeffrey Dean atualmente especialista como vilão vindo do The Walking Dead) que assassina a tiros de espingarda a maior parte deles. Sobra um pequeno grupo que é atacado por um cachorro selvagem e maldito além de Gael e um moça, que procuram escapar.
Ou seja, é basicamente uma caçada humana, filmada em fortes imagens do deserto e céu azul, totalmente em externa, cruel e eficiente, mas a única bala que vi perdida é justamente quando não acerta Gael! Ou seja, o filme embora correto e movimentado, faz lembrar muitos outros semelhantes (tem orçamento modesto de três milhões). Por exemplo, cai em clichês como o casal que no meio do deserto num break difícil de justificar começa a bater papo e trocar ideias do passado. Acredita que tem até ninho de cascavéis e floresta de cactos?! Mas não gosto do final prolongado. Enfim, embora não seja um clássico pode prender a atenção se você não exigir muito.