Crítica sobre o filme "Sessão Anos 80 Vol. 4: Quase Igual aos Outros, Uma Noite de Aventuras, Um Morto Muito Louco, De Volta às Aulas":

Rubens Ewald Filho
Sessão Anos 80 Vol. 4: Quase Igual aos Outros, Uma Noite de Aventuras, Um Morto Muito Louco, De Volta às Aulas Por Rubens Ewald Filho
| Data: 02/02/2019

Quase Igual aos Outros

Após ser reprovada num concurso de redação, uma jovem aspirante a jornalista começa a desconfiar de que só foi incentivada pelos professores a participar por causa de sua bela aparência. Ela sabe que para descobrir a verdade só há uma coisa a fazer: fingir que é um dos rapazes e tentar a sorte novamente. Mas o surgimento de um colega sensível e bonitão começa a atrapalhar os seus planos. A diretora não foi muito longe com outros filmes como Cadillac Ranch, Aventura no Deserto, e o mais recente Black Friday. A atriz Hyser também não teve maior repercussão, mas esteve no Cult Os Embalos de Sábado Continuam, This is Spinal Tap, e o mais recente de 2014, The Wedding Pact. Filme menor e esquecido.    

Uma Noite de Aventuras

Esta é uma comédia juvenil que faz jus a sua fama “Cult”. Uma boa lembrança da época e também do diretor Chris Columbus, que se revelou justamente com este filme, que foi o primeiro de uma série de muitos êxitos (como Esqueceram de Mim 1 e 2, Mamãe Não Quer Que Eu Case, Uma Babá Quase Perfeita, Nove Meses e dois filmes de Harry Potter, série Percy Jackson. Além de continuar a trabalhar até hoje). Também revelou Elisabeth Shue (que trabalha até hoje, casada com o diretor David Guggenhaim. E estrela de filmes como Despedida em Las Vegas, O Santo, Karate Kid, De Volta para o Futuro II e III, Cidade dos Anjos, Desconstruindo Harry etc.). A história também é bem divertida. Elisabeth faz Chris que aceita passar a noite como babá, após ter seus planos de sair com o namorado frustrados. O que parecia um simples trabalho se torna uma aventura, quando uma amiga pede socorro. Ela decide ajudar, levando as crianças para uma noite muito louca. Diversão Cult e bem lembrada.

Um Morto Muito Louco

Este é um filme de humor negro, totalmente Cult. Que ninguém esperava que fosse sucesso. Estranhamente deu certo e resultou numa história diferente e esquisita, muito particular. É sobre dois adolescentes (Andrew e Jonathan, que engrenavam carreira na época, mas estão esquecidos). Eles trabalham em uma seguradora e descobrem uma fraude milionária nas apólices. Convidados a passar um final de semana na casa de praia de seu chefe, como prêmio pela descoberta, logo se vêem em uma enrascada quando chegam no local e o encontram morto. Como não sabem como agir vão levando o cadáver de praia para outros lugares sempre com resultado curioso e fora do comum. Em 93 teve a continuação inferior, Um Morto Muito Louco 2, Bernie´s II, com mesmo elenco. E outro diretor Robert Klane, que foi o roteirista original. Mas foi bem mais fraco. 

De Volta às Aulas

Curiosamente por esta época se tornou mais famoso o humorista Dangerfield, de origem judaica russa, e que só aqui já bem velho foi quando se tornou mais popular e até campeão de bilheteria. Ele tem um tipo bem esquisito e a trama da história é bem conhecida. Quando o rico industrial Thornton Melon resolve fazer uma visita de surpresa a seu filho Jason, na escola, fica surpreso ao constatar que a função dele na equipe de natação é apenas de recolher toalhas e arrumar o vestiário. Para mudar a situação de seu filho e, ao mesmo tempo melhorar sua instrução, ele se matricula como estudante. Dangerfield tinha um slogan, dizendo que sempre nunca tinha o respeito que merecia! De qualquer forma, ele teve seu momento de glória. Downey Jr começa aqui a fazer sua carreira de sucesso.