Este é um dos dramas de faroeste menos conhecidos do mestre John Ford (1894-73), que confirma aqui o que pouco gente sabe que ele era anti racista, grande amigo de um ator negro Woody Strode (1914-94), ex-campeão de futebol americano que fez muitos filmes com ele e tinha uma figura muito forte, alto, imponente e foi pioneiro de sua raça em papeis de protagonista como aqui. Na verdade, este teria sido o primeiro filme americano de faroeste a trazer um negro como protagonista. Curiosamente ele também lançou com o filme uma cantora da Broadway, Constance Towers (nascida em 1933, que fez com Ford também aventura de guerra civil Marcha de Heróis, 59). Também é curioso que Ford gostava muito do ainda jovem ator Jeffrey Hunter, a quem da o papel principal aqui e com quem trabalhou também em Rastros de Ódio, O Último Hurrah e Um Crime Por Dia. O rapaz fez sucesso na Fox, mas depois teve que filmar faroestes na Europa. Faleceu de uma misteriosa queda de escada em sua própria casa, com apenas 42 anos (foi casado com a atriz Barbara Rush).
O filme foi concebido em 1957 como um projeto para o diretor Andre DeToth, sobre um soldado negro acusado de estuprar e matar uma jovem alemã. E um tenente que o defende e prova sua inocência. Hunter já estava previsto para ser o advogado. Quando Ford soube do projeto pediu para seus amigos roteiristas mudaram a história para o Velho Oeste, ou seja o Arizona, sendo que tudo se passa por volta de maio a agosto de 1881. Embora não tenha sido grande sucesso, o filme teve um orçamento generoso para o que é basicamente um drama de tribunal. O Sargento Braxton Rutetledge, oficial da cavalaria do Regimento só de negros, que será julgado pelo estupro de uma mulher branca e duplo assassinato. Ele teria sido um escravo e agora fazia parte dos chamados Buffalo Soldiers. Lucy Dabney e seu pai Major Dabney foram encontrados mortos no Forte Linton, e o tentente Cnatrell (Hunter) tem que defender o soldado negro que serviu bravamente durante 6 anos. O público é tirado da sala enquanto o filme mostra uma serie de flash backs, inclusive o interesse romântico de Cantrell, Mary (Constance). Não vamos revelar a resolução, mas na época foi bem recebida. Mas sem dúvida tem se que respeitar a ousadia do mestre Ford, ousando uma história totalmente ignorada por Hollywood, realizada com a maior coragem.