Crítica sobre o DVD "Versatil Home Video - 573 Min." do filme "Filme Noir Vol. 10: Império do Crime, Da Ambição ao Crime, Moeda Falsa, Uma Aventura na Noite, Muro de Trevas, Nas Garras da Fatalidade, Alma em Sombras":

Rubens Ewald Filho
Filme Noir Vol. 10: Império do Crime, Da Ambição ao Crime, Moeda Falsa, Uma Aventura na Noite, Muro de Trevas, Nas Garras da Fatalidade, Alma em Sombras Por Rubens Ewald Filho
| Data: 12/04/2018

Vocês não tem ideia do prazer que eu tenho em acompanhar a Versátil voltando a editar clássicos do cinema, em particular este novo Filme Noir vol. 10, que acabou de sair agora, no formato Digistack com 3 DVDs e 7 clássicos do gênero. Quase todos filmes muito raros o que me deixou entusiasmado, corrigindo algumas falhas da minha curiosidade por filmes e trabalhos de uma época a que não podia ter acesso (2 deles são respectivamente de 1955 e 57), mas os outros ainda são anteriores dos anos 40 e todos eles clássicos de um gênero cultuado mas nem sempre acessível (todas as cópias são excelentes). Os dois extras são entrevistas com críticos que analisam a obra do fotografo John Alton, um dos maiores gênios desse tipo de iluminação (no caso, com Moeda Falsa) e principalmente de uma obra-prima surpreendente que vem a ser “Império do Crime”!. A outra novidade é trazer desta vez como uma espécie de brinde, um outro filme inédito Alma em Sombras (Clay Pigeon, 49) porque é mais curto do que o habito (1h3min! Já que se tratava de um complemento de programa! Lembrando que até meados dos anos 60, era tradição haver programas duplos na salas de cinema do Brasil e de toda parte!). No caso, a direção é de Richard Fleischer (1906-2006, que na época ainda usava O. Fleischer, ele era filho de rival de Disney em filmes de animação na época). Sua longa carreira tem sucessos como Os Vikings com Kirk Douglas, No Mundo de 2020 com Charlton Heston, 20 Mil Léguas Submarinas de Disney, o primeiro Conan, o Bárbaro. Aqui se trata de uma historia clássica: de um soldado da Segunda Guerra que perdeu a memória e tenta descobrir o que levou a ser perseguido e condenado. É curioso também porque o casal central Bill Williams - Barbara Hale, recém falecida, eram casados na vida real e pais do ator William Katt. Outra curiosidade, quem faz o amigo dele que vai ajudá-lo ou não é Richard Quine, que depois se tornaria bem sucedido diretor de filmes importantes e companheiro de Kim Novak. Eventualmente se suicidou!!! Mas esse filme é apenas um brinde.