Crítica sobre o Blu-ray "Warner - 133 Min." do filme "Animais Fantásticos e Onde Habitam":

Jorge Saldanha
Animais Fantásticos e Onde Habitam Por Jorge Saldanha
| Data: 18/04/2017

Com o mercado de home video brasileiro em acentuado declínio, algumas distribuidoras estão se dando conta de que edições diferenciadas podem ser um grande estímulo para que o colecionador brasileiro continue adquirindo a mídia física. Uma das que estão se destacando é a Warner, que para o lançamento do novo longa situado no universo Harry Potter, ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM, providenciou alguns bônus exclusivos como cards na versão em DVD, e embalagens especiais nas versões em Blu-ray. No caso do “raio azul”, a edição simples do filme ganhou, além daquela com o tradicional estojo plástico, uma versão com embalagem steelbook, e este combo com as versões 2D e 3D, que no lugar da tradicional luva com efeito lenticular, recebeu uma luva pop up que imita a maleta de Newt Scamander. A bonita luva tem grafismo e detalhes brilhantes, e conforme se vê na imagem acima, ao ser aberta surge o diorama de um adorável Pelúcio. O problema da luva é que ela é feita de uma cartolina muito fina e, como é fechada com velcro nas pontas, é preciso muito cuidado na hora de abri-la, para que não se rasgue ao meio. Também é inevitável que fique amassada na hora de abrir o flip para retirar o estojo Elite, no qual os dois discos BD-50 (um com a versão 3D e o outro com a versão 2D mais extras) estão acondicionados. Em suma, se você quiser que esta luva bonita mas frágil tenha uma durabilidade razoável, terá de manuseá-la com extremo cuidado – que já deve começar ao retirar o invólucro em papel que detalha as especificações e extras, grudado nela com adesivos. Quanto ao conteúdo do disco, como de hábito nos lançamentos em larga escala da Warner, os discos trazem as mesmas autorações lançadas no exterior, que possuem opções de áudio e legendas em nosso idioma.

Imagem

2D
A transferência 1080p/AVC MPEG-4, na proporção de tela 2.39:1, é simplesmente excelente. Ela reproduz com precisão as paletas de cores que variam de acordo com o ambiente da ação – por exemplo, tons mais acinzentados e desbotados para a cidade, cores mais vivas e fortes na casa de Tina ou no ambiente mágico da maleta de Scamander. O tom de pele é natural, e a imagem é sempre altamente detalhada, mesmo nas várias cenas com uso intenso de CGI. Nos closes, é possível distinguir cada fio de cabelo dos atores e as sardas no rosto de Eddie Redmayne. Também impressiona o nível de texturas e detalhes de roupas, criaturas e efeitos de maquiagem. Mesmo em sua versão standard, a imagem possui um interessante senso de profundidade, no que ajudam bastante os tons fortes de preto e os detalhes de sombra perfeitos. Não foram percebidos banding, aliasing, ruídos, artefatos ou quaisquer anomalias digitais.

3D
A transferência 1080p/MVC MPEG-4, também na proporção de tela 2.39:1, pouco fica a dever à sua contraparte standard. O longa foi convertido para 3D na pós-produção, mas é bem aparente que David Yates e o diretor de fotografia, o francês Philippe Rousselot, o conceberam tendo em mente sua exibição em 3D. Os efeitos de profundidade estão presentes desde o início, com páginas de jornal saindo da tela, e posteriormente, em vários momentos animais, objetos e fragmentos voam em direção ao espectador. As aparições das criaturas, em especial as maiores como o Pássaro-Trovão, tornam-se mais dramáticas em terceira dimensão. A imagem da versão 3D é levemente mais escura e quase nada perde em termos de detalhes e texturas comparativamente à 2D, sendo que as cores se mantém fiéis à concepção visual do filme. Em suma, se você se continua adepto do 3D doméstico, vale a pena ter ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM em sua coleção, já que se trata daquelas conversões que enriquecem a experiência visual.

Som

ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM traz nada menos que duas faixas lossless em inglês: DTS-HD MA 5.1 e Dolby Atmos, porém esta apenas na versão standard. Provavelmente foi deixada de fora da versão 3D para não ocupar muito espaço no disco correspondente, evitando assim a aplicação de maior compressão que comprometeria a qualidade de áudio e vídeo. Por esta razão, mas principalmente por não ter equipamento compatível com o novo codec de áudio, vou me limitar a comentar a faixa DTS-HD MA, que se não oferece as tantas camadas de direcionalidade do Atmos, é de referência no que se refere às suas próprias características. Em momentos calmos, os sons ambientes provocam no espectador uma eficaz sensação de imersão, enquanto nas sequências de ação, como na do desenfreado ataque do Obscurus, fornece potência de graves e efeitos direcionais abundantes. Os variados e distintos sons dos animais de Scamander são reproduzidos de forma limpa e cristalina. Os diálogos sempre soam claros, e a ótima trilha original de James Newton Howard é reproduzida com vigor e fidelidade. Também há dublagens em português e outros idiomas, todas em Dolby Digital 5.1. As legendas estão disponíveis nos mesmos idiomas.