Crítica sobre o Blu-ray "Warner - 182 Min." do filme "Batman vs Superman: A Origem da Justiça":

Jorge Saldanha
Batman vs Superman: A Origem da Justiça Por Jorge Saldanha
| Data: 30/07/2016

BATMAN VS SUPERMAN – A ORIGEM DA JUSTIÇA chegou ao mercado doméstico brasileiro em vídeo digital, DVD e Blu-ray, tanto em sua versão de cinema como na estendida. Em Blu-ray, são duas edições – uma enluvada com três discos trazendo o corte de cinema em 2D e 3D, a versão estendida e extras; e outra com dois discos, sem a  versão de cinema em 3D. Optamos por não resenhar a edição que inclui a versão exibida nos cinemas em 3D porque a estendida, unanimemente considerada superior e definitiva, está disponível apenas em 2D. Portanto, a edição que avaliamos é a de dois discos, porém exclusiva da Saraiva, que traz uma arte diferenciada de capa, incluindo a Mulher-Maravilha, e um adesivo em relevo dos três super-heróis. 

Em sua apresentação visual standard, as transferências 1080p/AVC MPEG-4 de ambas as versões (que estão em discos separados), apesar da maior compressão aplicada no corte de cinema, já que ele divide espaço com os extras, não apresentam diferenças de qualidade perceptíveis. O longa foi rodado tanto digitalmente com câmeras Arri Alexa (4K), como em filme 65mm para as cenas em IMAX, sendo que a proporção de tela 2.40:1 é constante, não havendo a alteração de aspect ratio vista em filmes como BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS e TRON – O LEGADO. As novas cenas da versão estendida integram-se perfeitamente às originais, e mesmo aquelas rodadas com câmeras digitais e com inserção de efeitos CGI possuem uma aparência fílmica, exibindo uma leve camada de granulação. Mesmo nas sequências de ação noturnas, a imagem apresenta profundidade e textura, com detalhes visíveis. Como em O HOMEM DE AÇO, na maior parte do tempo a paleta de cores é fria, esmaecida, o que se nota principalmente nos tons discretos de vermelho e azul no uniforme do Superman. A imagem do filme não deslumbrará em Blu-ray, mas isso se deve principalmente às opções estilísticas do diretor. De resto, não foram notados ruídos e artefatos digitais.

No que se refere ao som, o Blu-ray de BATMAN VS SUPERMAN traz o áudio original em inglês numa faixa Dolby Atmos, reproduzida em uma potente e envolvente mixagem Dolby TrueHD 7.1 para aqueles que não possuem equipamento compatível com o novo codec – meu caso. Assim, mesmo “apenas” em 7.1 canais, o áudio do filme é excelente tanto nas cenas de ação como em momentos lentos, onde o som nos envolve com discretos e eficientes efeitos direcionais. A perfeição do som já é demonstrada nas cenas iniciais do filme, onde Bruce Wayne age nos bastidores da destruição causada pelo confronto titânico entre Superman e o General Zod, em plena cidade de Metrópolis. Nesses momentos a separação dos canais é intensa, envolvendo o espectador com ruídos vindos de todos os lados. Ao final, no combate dos super-heróis contra Apocalipse, o caos sonoro é reproduzido de forma extremamente fiel, com o suporte da música, que ocupa todo o palco sonoro, e de graves que dão um “peso” impressionante a cada golpe, tiro e explosão decorrentes da batalha. Até nesses momentos, os diálogos são sempre claros e distintos – mesmo na voz gutural e grave de Batman. Dentre as outras opções de áudio disponíveis, temos nossa dublagem em português que, como de hábito, é apresentada em Dolby Digital 5.1. Estão disponíveis legendas  PT-BR e em vários outros idiomas. Os menus principais (animados) e pop-up estão apenas em inglês.