Crítica sobre o Blu-ray "Fox - 150 Min." do filme "Êxodo: Deuses e Reis":

Edinho Pasquale
Por Edinho Pasquale
| Data: 28/04/2015

A edição do filme polêmico de Ridley Scott em alta definição tem algumas versões. Tem apenas em 2D, ou seja “convencional” com um disco, outra dupla com as versões em 2D e 3D, aqui analisada e outra, que custa um pouco mais com um disco de extras, com 3 discos, o filme em 2D e 3D e outro contendo apenas o material bônus, que vale à pena para os fãs do filme ou até mesmo da história. Em todas há um consenso: a qualidade técnica é quase impecável. Vamos aos fatos: a imagem está perfeita em 2D, com tudo o que se pode desejar para o formato: textura, profundidade de campo, coloração em todos os tipos de cenas, desde as mais panorâmicas, recurso bastante utilizado pelo Diretor, até closes em cenas mais escuras, filmadas de noite ou em estúdio. Não há presenças de artefatos como filtros que poderiam comprometer a qualidade e tem a presença de contraste que permite se observar o tal “preto puro”, condição importante para a alta definição, além das nuances como tons de pele naturais e por aí vai. O mesmo se aplica ao filme em 3D, que além dos atributos anteriores, que não são afetados, algo bem complexo, tem a colocação de planos provavelmente com planejadas pelo Diretor, onde tudo é feito para enganar aos olhos e tornar os espectadores como parte das cenas e do filme.

A qualidade do áudio em 2D é perfeita no idioma original, com uma bela transcrição para o formato com 7.1 canais, com informações auditivas que vão desde detalhes de ruídos até a presença de efeitos nas cenas de batalha e ação, passando pela exuberância da trilha sonora. Em alguns momentos a utilização do subwoofer realmente faz a Terra tremer... Para quem tem um Home Theater com apenas 5.1 canais a “conversão” é igualmente excelente. Já a dublagem em Português, apesar de muito bem realizada, está apenas em áudio lossless DD, enquanto que em Francês se tem pelo menos o áudio em DTS

Já o material extra é o que realmente decepciona nesta edição aqui analisada. Etsá presente apenas no disco em 2D. Não tem legendas nos pertinentes comentários em áudio e para se ter o bom recurso de “trivia” (informações escritas), há a necessidade de se assistir ao filme dublado pra  que não domina o idioma original. Como dito antes vale a pena gastar um pouco mais e ter a edição tripla, com um disco inteiro de material extra, que contém uma espécie de making of com nada menos do que duas horas e meia, com muita informação de pré-produção e outros materiais complementares, divididos entre pré, produção (como o Diretor usando o Google Glass durante as filmagens) e pós produção (com trailers e muitos outros materiais promocionais), com detalhes mais do que ricos, profundos e interessantes para os que querem realmente conhecer como se faz um filme.

Resumo: o filme resulta interessante, ainda mais para se ter em casa, pois acho até relevante que se assista uma segunda, terceira vez. Para quem tem recursos de HT e gosta de detalhes e é um cinéfilo, vale a pena o pacote mais completo, com 3 discos. Para quem aprecia o tema e quer apenas se entreter, o pacote simples em 2D é suficiente. Já esta edição em 2D e 3D “simples” resolve a necessidade de quem quer assistir ao filme em 3D, pois não há uma edição apenas neste formato e o disco em 2D tem alguns extras. De qualquer forma, acho interessante ter uma das edições.