Que fim levou Keanu Reeves? Pois passa muito e com este seu retorno ao filme de ação conseguiu ótimas criticas americanas e foi o primeiro lugar nas bilheterias (orçamento vinte milhões, renda até agora de 40). Mas importante os fãs se manifestaram saudosos do ator que ultimamente errou com o mega fracasso japonês 47 Ronins (ridículo mas não culpa dele) pelo qual passou um ano inteiro no Japão (veja que interessante, ele também dirigiu um longa metragem documental onde discutia com cineastas famosos os futuro do cinema digital). O fato é que aos 50 anos ele esta em forma - e fez noventa por cento de todos os stunts (cenas de ação) do filme: ele mesmo! - e com outros projetos em andamento (ainda por cima é dos atores preferidos dos brasileiros).
Sabem que eu gostei bastante deste John Wick, um policial B, muito competente, uma história violenta (porque influenciada pelos orientais, com algumas cenas fortes de ação) mas interessante. Por causa dos regulamentos ancestrais do Sindicato dos Diretores, foi dirigida por uma dupla, mas eles foram obrigados a assinar um como diretor Chad Stahelski, outro como produtor apenas, David Leitch. E se você prestar atenção vai perceber que o filme é uma reunion da série Matrix, não só dos atores (Bernhardt, Randall Duk Kim), mas justamente dos realizadores (eram dubles, sendo que Chad dublava Neo). Parece que se inspiraram em lutas clássicos, Keanu num judô e o vilão no jiu jitsu brasileiro.
Na verdade, não espere originalidade no roteiro. John Wick é um pistoleiro a serviço do crime organizado que largou tudo quando se apaixonou por uma mulher (pontinha de Bridget). Cinco anos depois ela morre de câncer e lhe deixa um cão como companheiro. Quando ele para seu carro de 1969, um Mustang cinza escuro, de volta do funeral é abordado por um gangster punk que quer comprar seu carro, onde esta envolvido o filho do chefe da quadrilha russa. O pai lhe diz que cometeu um erro mas ai é tarde demais (lhe matam o cachorro ainda por cima) e dali em diante o filme é só pancadaria, com jeito de vídeo-game (o personagem existe no gênero), mas muito bem encenada, com humor e um visual muito estiloso (o clímax é uma luta num night club). E sem dúvida influência oriental. Mas cuidado: só para quem curte o gênero. E Keanu.