Crítica sobre o Blu-ray "Duplo" do filme "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge":

Jorge Saldanha
Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge Por Jorge Saldanha
| Data: 14/12/2012

O Blu-ray duplo de BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE, se em termos de embalagem é inferior ao norte-americano (o estojo HD Case para dois discos não recebeu nem uma merecida luva de cartolina), em conteúdo e especificações técnicas é idêntico a ele – exceto pela ausência do DVD com a dispensável cópia digital (vale referir que a Warner também disponibilizou no Brasil, além de um box com a trilogia do Cavaleiro das Trevas, o gifset da “Máscara Quebrada” equivalente ao lançado nos EUA, mas por um preço que nem o mais fanático adorador do Batman teria coragem de pagar – R$ 399,00).

 

Quando lançado em 2008, o BD de BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS provocou polêmicas quanto à sua imagem. Primeiramente porque, como o filme foi rodado com câmeras normais e, em determinadas sequências, com câmeras IMAX, a imagem frequentemente alternava entre as proporções de tela entre os formatos 2.40:1 e 1.78:1, o que para muitos foi considerado um fator de distração; porém o mais grave foi a aplicação desnecessária de filtros digitais - em especial edge enhancement.

 

Neste capítulo final da trilogia do Cavaleiro das Trevas, o diretor Christopher Nolan novamente empregou o formato IMAX em parte do filme, assim a alternância de aspect ratios mais uma vez foi mantida no Blu-ray. Mas quanto ao resto, a equipe que supervisionou a criação da transferência 1080p/AVC MPEG-4 parece ter aprendido com as críticas, criando uma apresentação visual com níveis de contraste e de detalhes superiores, sem apelar para o uso excessivo de filtros. O material rodado em IMAX, devido à maior resolução e ao acentuado senso de profundidade propiciado pela fonte, é de referência. Apesar de o filme ter tonalidades esmaecidas, as cores, especialmente os tons azuis, são fortes e firmes. Já o material rodado em película 35mm padrão, comparado às cenas IMAX, não possui os mesmos brilho e definição. Mas de modo geral a apresentação de BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE é ótima, não ostentando o grau de manipulação artificial visto no BD de O CAVALEIRO DAS TREVAS.

 

No aspecto auditivo, o áudio original em inglês recebeu uma estupenda faixa DTS-HD MA 5.1. Agressiva e com graves bombásticos em seus momentos culminantes, ela é das melhores mixagens com seis canais já lançadas em Blu-ray, que além de sua potência traz uma clareza de sons espetacular – mesmo a problemática voz de Bane, durante os momentos mais barulhentos, se destaca de forma clara e inteligível. Aliás, graças à perfeita equalização do canal central, nada se perde de qualquer diálogo. Os efeitos sonoros são discerníveis individualmente, e sua reprodução pelos canais surround gera um alto grau de imersão, com destaque para as cenas de multidões. A música de Hans Zimmer espalha-se pelo ambiente, com grande presença orquestral. É uma faixa de demonstração cujo único defeito é não ser 7.1 – que, no meu entender, deveria ser o novo padrão para o Blu-ray, já que os receivers de nova geração já oferecem configurações com 12 canais, e até mais. E vem aí o sistema Dolby ATMOS, que pode ter até 128 canais... Entre as opções de áudio, também temos uma dispensável faixa em inglês 2.0 e dublagens Dolby Digital 5.1 em português, espanhol e francês – mesmos idiomas das legendas. Os menus, como é praxe nos BDs da Warner, estão apenas em inglês, sendo que o do disco de extras é estático.