Crítica sobre o CD "Jaws" do filme "Tubarão":

Jorge Saldanha
Tubarão Por Jorge Saldanha
| Data: 10/11/2012

Juntamente com o lançamento de Tubarão em DVD, chegou esta edição da trilha que ajudou a tornar John Williams o maior compositor de cinema dos anos 1970, e um dos grandes de todos os tempos. No score destaca-se a efetiva combinação de duas idéias deliberadamente opostas: um tema que inicia lento e ameaçador para representar os ataques do grande tubarão branco, e música de aventura, quase que nos moldes de clássicas trilhas de capa-e-espada, emoldurando os esforços dos três personagens principais para capturar o animal.

É interessante notar que o tubarão somente é visto por inteiro pela platéia no terço final do filme: em quase todas as ocasiões anteriores, sua presença é substituída em força, dimensão e ferocidade pelo efetivo “leitmotiv” de Williams. Enquanto os compositores de hoje inundam os filmes com música praticamente ininterrupta, em TubarãoWilliams nos mostra quão efetiva pode ser uma trilha, paradoxalmente até mesmo pela sua ausência. Na seqüência da praia lotada de turistas, no feriado, todos os truques que Spielberg utiliza para anunciar o tubarão (movimentos de câmera, etc.) estão presentes, menos a música. Realmente a cena termina em um alarme falso, com duas crianças brincando com uma barbatana falsa. Mas algum tempo depois ouvimos o tema sinistro, e agora sabemos que a ameaça é real graças ao reaparecimento da música.

O trabalho de Williams revela-se admirável naquele e em outros momentos, onde são encontrados os princípios da verdadeira música de cinema, estabelecidos por mestres como Max Steiner e Bernard Hermann (e até mesmo antes do cinema por Wagner, no “Anel de Nibelungos”). A trilha acabou levando o Oscar, e o LP da MCA ganhou um Grammy em 1975, tornando-se uma das soundtracks mais vendidas de todos os tempos. Tanto o LP original como a sua primeira edição em CD contém regravações da música utilizada no filme, procedimento que o compositor ainda hoje ocasionalmente utiliza. Assim, Williams expandiu e desenvolveu com elegância o material do filme, em faixas (suites) mais adequadas para a audição em separado das imagens.

As diferenças entre a gravação original, agora disponível, e a regravação do antigo LP, são bem evidentes no novo CD, que inclui faixas inéditas, até mesmo algumas que não foram utilizadas. Apesar do novo álbum ser uma experiência mais fílmica, longa e narrativa que o LP, a exemplo dos relançamentos das trilhas de Contatos Imediatos do Terceiro Grau e ET, não vemos razão para descartar o CD original de 1990, que também é ótimo. Porém, se você não o possui, este lançamento é altamente recomendado por ser a representação definitiva da música de Tubarão.