Crítica sobre o Blu-ray "3 Disc Collection" do filme "Prometheus":

Jorge Saldanha
Prometheus Por Jorge Saldanha
| Data: 29/10/2012

SOBRE A EDIÇÃO em 3D:

Desde que o lançamento de filmes em 3D se tornou rotineiro (graças a AVATAR), poucos filmes trouxeram o recurso como um diferencial efetivo. Digo com certeza que PROMETHEUS é um desses poucos, e sua transposição para Blu-ray torna-se altamente recomendável por preservar intactos os méritos visuais da tela grande. A transferência 1080p/MPEG-4 MVC é, sob qualquer aspecto, perfeita, fornecendo um visual que, dentro dos padrões do 3D doméstico, é impressionante. Em razão dos problemas do 3D em cenas muito escuras, durante toda a filmagem o brilho da imagem foi ajustado em tempo real com o auxílio de monitores (uma das vantagens do filme ser concebido e rodado em 3D). Graças a isso, mesmo em cenas mais sombrias nunca há perda de profundidade, nitidez e detalhes finos.
 
Livre do crosstalk a que está acostumado, o espectador sente-se como se estivesse na plateia de um teatro, com uma imagem caracterizada acima de tudo por um senso de profundidade acentuado, onde a transição dos objetos em primeiro plano para os mais distantes ocorre de forma natural e realista. Evitando o clichê de lançar objetos em direção ao espectador, Ridley Scott e sua equipe criaram cenas muito bonitas e de grande envolvimento, como as da nave Prometheus em vôo e as dos hologramas dos Engenheiros. Aliás, qualquer cena do filme que envolva hologramas ou painéis holográficos é um show à parte, com destaque para aquela em que o androide David descobre o “planetário” dos Engenheiros.
 
Quanto ao áudio, vale a mesma avaliação feita para o Blu-ray da versão 2D. O destaque absoluto, obviamente, vai para a faixa lossless DTS-HD Master Audio 7.1 original em inglês, simplesmente de demonstração e que complementa à altura a excelência do vídeo. É o tipo de mixagem HD que merece ser ouvida em alto volume, impactando o ouvinte com sua força e envolvimento, tanto em cenas calmas como de ação.