Crítica sobre o CD "Prometheus" do filme "Prometheus":

Jorge Saldanha
Prometheus Por Jorge Saldanha
| Data: 26/10/2012

Achei bem promissor este trabalho do alemão Marc Streitenfeld, que de integrante da equipe de Hans Zimmer alçou carreira solo e tornou-se o colaborador habitual de Scott em seus últimos filmes. Em 2012 Streitenfeld já teve um trabalho digno de nota com A PERSEGUIÇÃO, uma interessante trilha sonora que soube traduzir e complementar a atmosfera inóspita e a luta pela sobrevivência retratadas pelo filme. Já PROMETHEUS situa-se em outra categoria por ser um score forte, com grandiosas orquestrações, corais e que por vezes remete à música de Jerry Goldsmith, autor do score de ALIEN - O OITAVO PASSAGEIRO (1979).

A trilha de Streitenfeld nos passa a sensação de que estamos diante de um filme de escala épica, ambiciosa (já que lida com, nada menos, a origem da vida em nosso planeta) e certamente assustador, como constatamos em determinadas faixas. Por exemplo, o medo e o deslumbramento podem ser “ouvidos” em “Space Jockey”, uma das faixas cujo título é capaz de deixar os fãs do filme de 1979 cheios de expectativa. Certamente o score faz referências a ALIEN, muitas vezes sutis, e na faixa “Friend From The Past” a sutileza é completamente deixada de lado para que seja empregado diretamente o tema original de Goldsmith, em uma interpretação diria que mais “etérea”.

Contudo, referências à parte, Streitenfeld soube dar identidade própria a este trabalho, ainda que o material temático seja esparso e o maior esforço concentre-se em transmitir sensações de deslumbre e ameaça. Entre os poucos letmotivs, os que mais me chamaram a atenção foi o introduzido em “Life” (o mais assemelhado a um tema principal) e “David”, o dedicado ao andróide interpretado por Michael Fassbender. A música parece refletir a curiosidade quase que infantil da forma de vida artificial diante das descobertas que faz, mas em sua essência também traz perigo – o que certamente se coaduna com o papel ambíguo que os andróides sempre tiveram nos filmes da franquia.

O compositor também se mostra competente em faixas como “Hammerpede” (dissonante e intensa), “A Planet” (épica e lírica) ”Infected” (sinistra), e “Planting The Seed”, que com esse título soa como algo que qualquer um poderia esperar ouvir em um filme de ALIEN. Por fim o álbum encerra com a sinistramente evocativa ”Birth”, que acompanha a conclusão do filme. Ridley Scott afirmou que o projeto de PROMETHEUS foi iniciado como um prelúdio de ALIEN e posteriormente tornou-se algo maior e mais ambicioso, ainda que nele seja perceptível o “DNA” de seu antigo filme. Afirmação que, pelo que ouvimos da trilha sonora de Marc Streitenfeld, parece estar correta.

Em tempo: a música ouvida nos trailers, que não é de Streitenfeld e remete ao trailer original de ALIEN, não está no CD.

Faixas:

1. A Planet
2. Going In
3. Engineers
4. Life (Harry Gregson-Williams)
5. Weyland
6. Discovery
7. Not Human
8. Too Close
9. Try Harder
10. David
11. Hammerpede
12. We Were Right (Harry Gregson-Williams)
13. Earth
14. Infected
15. Hyper Sleep
16. Small Beginnings
17. Hello Mommy
18. Friend From The Past
19. Dazed
20. Space Jockey
21. Collision
22. Debris
23. Planting the Seed
24. Invitation
25. Birth