Antes de mais nada, é bom salientar que Memórias de uma gueixa (Memoirs of a gheisa; 2005) realiza o cinema do espetáculo visual e dançado de maneira muito mais interessante e inventiva que o filme anterior do diretor Rob Marshall, Chicago (2002). Marshall acredita acima de tudo no rebuscado da encenação cinematográfica; e este rebuscado é muito hollywoodiano, chega-se a um academicismo formal que as características estonteantes do visual se esforça por encobrir: em cada cor, em cada angulação da câmara, em cada movimento do quadro, em cada gesto ou fala dos intérpretes (algo acentuado pelo inglês carregado de atrizes orientais) esta coisa de, “eis o espetáculo, aqui se encena” está presente; o artificialismo é buscado adrede pelo cineasta, não é um defeito de quem não sabe filmar, não se trata de ausência de senso fílmico: a questão é simples, ou se aceita o jogo cinematográfico, ou se cai fora logo, pois a narrativa se alongará bastante sem mudar de perspectiva.
O jogo proposto por Marshall em sua história ambientada no Japão das décadas de 20 e 30 é curioso e vem de um livro de Arthur Golden. Marshall, como bom aprendiz de Hollywood, deixa de lado as complexidades culturais e humanas para se deter na superfície brilhosa do espetáculo; que filme o italiano Federico Fellini faria se residisse em Hollywood, adaptando-se? Creio que não ficaria longe dos maneirismos de Memórias de uma gueixa. Fellini parece ser a mais escancarada influência de Marshall, especialmente um dos filmes menos citados do genial italiano, Ginger e Fred (1985), onde igualmente intérpretes patéticos dos espetáculos interioranos desfilavam ante luzes feéricas. Mas o que falta a Marshal é a capacidade de converter uma aparente alienação visual num sopro poético e crítico.
Memórias de uma gueixa não merece nem desprezo nem êxtase: como a gueixa que protagoniza o filme, podemos queixar-nos de certas dificuldades de transpor fronteiras existente na narrativa; mas também como a gueixa, podemos pensar, vá lá, nem cortesã nem esposa, mas quem sabe meia-esposa.