Cantora e pianista. Carmen não teve o devido reconhecimento do público, embora tenha feito bastante sucesso em sua carreira.
Sua estréia foi em 1943. Começou nos Estados Unidos em meados dos anos 50, continuou no Japão a partir de 1964 e chegou à Europa anos depois.
Apresentou-se com algumas big bands como a de Count Basie.
Sua amiga Billie Holiday, influenciou sua maneira de ‘falar’ as letras das baladas.
O seu repertório mescla Standards dos anos 30 aos anos 50, temas de jazz e músicas pop mais recentes.
“Carmen McRae certamente ainda não recebeu todo o reconhecimento que merece dos entusiastas da música. Mesmo assim, construiu uma carreira impressionante, que começou nos Estados Unidos no início da década de 50, continuou no Japão a partir de 1964 e finalmente alcançou a Europa nos anos 70. Frente a uma platéia atenta, no Japão, a cantora apresenta neste show o melhor de seu repertório: standards do jazz, MPB e músicas pop contemporâneas. Com sua voz maravilhosa, dicção perfeita e o balanço que por vezes remete a Billy Holiday (de quem era amiga e confidente), Carmen McRae sabe, melhor do que ninguém, dar vida à letra de uma canção.“
O palco do show é simples sem decoração com iluminação normal, sem efeitos.
Carmen tem uma ótima voz, muito afinada. Canta com bastante emoção e é acompanhada de uma boa banda.
As músicas são boas num estilo mais lento do Jazz.
Destaque para as versões das músicas brasileiras, ‘Listen Here’ (Bêbado), ‘Upside Down’ (Flor de Lis) e ‘No More Blues’ (Chega de Saudade).
É Um show que deve agradar os fãs de um bom jazz.
Criado em 1972, o grupo vocal formado por duas vozes femininas e duas masculinas, o Manhatan Transfer recria clássicos do jazz colocando letras próprias em conhecidas melodias instrumentais.
No início dos anos 80, ganharam vários Grammy por suas versões de ‘Birdland’, ‘Boy from New York City’, ‘Until I Met You’ e ‘Route 66’.
“O quarteto vocal Manhattan Transfer foi fundado em 1972, e é considerado tanto pela crítica como pelo público como o melhor grupo da atualidade em sua categoria, o vocalese. O termo se refere à adaptação de uma letra a melodias e solos originalmente apenas instrumentais - e o Manhattan Transfer sempre foi excelente nessa fórmula. Este show, gravado em 1986, em Tóquio, é um retrato fiel do trabalho da banda, apresentando versões surpreendentes de alguns clássicos de Woody Herman e Count Basie. O grupo também coloca letras em solos de Sonny Rollins e Clifford Brown, e em outras músicas mais recentes.”
Os quatro integrantes dividem o vocal e todos têm ótima voz.
A banda que os acompanha é muito boa.
As músicas começam num estilo bem rápido e depois mudam para algo mais calmo.
O palco começa simples e na música ‘That´s Killer Joe’, o grupo coloca uma roupa artística e o palco muda parecendo que o show virou um musical da Broadway.
‘Heart´s Desire’ é uma bonita música romântica e por mais algumas músicas, o estilo fica bem pop.
‘Boy From New York City’ é bem agitada e eles botam a platéia para dançar.
Para encerrar muito bem, ‘Ray´s Rock House’ que também é agitada.
É um show que deve agradar bastante os fãs do quarteto.