Crítica sobre o filme "Styx: Live – The Grand Illusion – Pieces of Eight":

Robson Candêo
Styx: Live – The Grand Illusion – Pieces of Eight Por Robson Candêo
| Data: 04/05/2012

Banda norte-americana formada em 1961 com o nome de Tradewinds, mudaram o nome para Styx em 1972 após assinar contrato com uma gravadora. O som deles é uma mescla de rock com rock progressivo, sendo que fizeram muito sucesso na década de 70 e início da década de 80 e apesar de alguns intervalos, eles estão na ativa até hoje.

Neste show, a banda apresenta ao vivo e por inteiro, seus dois aclamados álbuns The Grand Illusion e Pieces of Eight. O show aconteceu no Orpheum Theater em Memphis, no Tennessee. O palco tem uma produção legal com um telão ao fundo com projeções, ótima iluminação, e a banda faz um show excelente, com ótimo vocal (que é dividido entre três integrantes), vários solos e uma sintonia perfeita entre eles. Eles tocam rock clássico e rock progressivo de primeira qualidade e fico a pensar como um grupo tão bom, foi tão pouco divulgado aqui no Brasil até hoje.

Todas as músicas são ótimas, e as que são rock progressivo, tem um som bem parecido com canções famosas do Yes. Não dá para comentar as melhores sem falar de todas, então vou apenas dizer o nome de algumas clássicas como “Fooling Yourself (The Angry Young Man”; “Come Sail Away”;  “Sing For The Day”; “Blue Collar Man (Long Nights)”; e “Renegade”.

Além do DVD, também foi lançado o CD duplo com as músicas deste show e é uma ótima opção para levar no carro por exemplo.