Um dos mais bem sucedidos cantores da música pop, Phil Collins entrou em 1970 para a banda Gênesis como baterista e vocalista de apoio, tornando-se vocalista em 1975 quando Peter Gabriel saiu do grupo. Sua primeira música solo, ´In The Air Tonight´ ficou em número 1 nas paradas de sucesso da Inglaterra. Do seu 3o álbum saíram 5 sucessos que o consagraram como astro pop. Entre 1984 e 1990 teve uma lista de mais de 13 músicas nas paradas norte-americanas. Collins toca vários intrumentos, incluindo bateria, guitarra, teclado e gaita de foles. Em sua carreira solo vendeu mais de 70 milhões de discos e ganhou 6 Grammys. Em 1990 ganhou o prêmio de melhor álbum do ano da revista Bilboard.
Entre 2003 e 2005, Phil Collins decidiu que iria parar por um tempo suas turnês para se dedicar mais à família, e para isso montou uma grandiosa turnê chamada The First Final Farewell Tour (A primeira turnê de despedida). No meio dessa turnê ele fez essa apresentação no Festival de Montreux, logicamente sem toda a grandiosa produção do show, mas com a banda completa e o mesmo set list da turnê com seus grandes hits.
Phil canta muito bem, tem ótima voz e grande presença no palco. Seu estilo é o pop com músicas que vão do romântico ao mais agitado. A banda é excelente, com destaque para a bateria, os ótimos metais que fazem alguns solos, e um time com 6 perfeitos backing vocals.
A seleção de músicas é excelente, com grandes sucessos antigos e outros mais recentes (na época). O show começa com um ótimo solo de bateria do cantor, juntamente com o baterista da banda e o percussionista. As próximas músicas são a ótima “Something Happened on the Way to Heaven” e o grande sucesso “Against All Odds” que é tema do filme “Vidas em Jogo” e chegou a concorrer ao Oscar. “You´ll be in my Heart”, tema do filme Tarzan e ganhadora do Oscar é outro grande momento do show. Já “True Colors”, grande sucesso de Cyndi Lauper, foi cantada em forma de capela, com Phil e seus 5 backing vocals, acompanhados de uma batida e do clarinete em um momento de destaque. Outro ponto alto é com a música “Groovy Kind of Love” que fica perfeita na voz do cantor, e tem também “Another Day in Paradise” que é outro hit de destaque no show. Phil Collins compôs músicas que fizeram parte da trilha de vários filmes famosos, como “No Way Out” que é tema do filme Irmão Urso que tem uma letra muito legal com um vocal caprichado de Collins e seus backing vocals. Já na romântica “Separate Lives”, Phil canta em trio com a ajuda de um vocal feminino e um masculino. Uma das músicas mais famosas de Phil Collins que tem dois tempos bem definidos (um com bateria e outro sem) - “In The Air Tonight” traz o próprio cantor tocando a bateria na parte final, sendo este outro grande momento do espetáculo. O show está chegando ao fim e Phil Colins emenda três ótimas canções, os hits – “You Can’t Hurry Love” e “Two Hearts” junto com a animadíssima (quase latina) “Wear my Hat”. Novamente formando trio com dois backing vocals, eles cantam o sucesso “Easy Lover” que mereceu os muitos aplausos. “Sussudio” é a última Música apresentada antes do Bis, que traz “It´s not Too Late” e “Take me Home”, esta última encerrando o show com chave de ouro.