Crítica sobre o DVD "Especial" do filme "Três Homens em Conflito":

Jorge Saldanha
Três Homens em Conflito Por Jorge Saldanha
| Data: 13/08/2004

Dada a importância do filme, esta Edição de Colecionador de Três Homens em Conflito, com 2 DVDs, é mais do que merecida e bem-vinda. Ela contém a versão estendida, com 18 minutos adicionais de cenas anteriormente disponíveis apenas na cópia originalmente exibida na estréia italiana, deixando o filme, portanto, com praticamente três horas de duração. A partir dos negativos originais em Techniscope, os técnicos da MGM restauraram e remasterizaram as imagens, e a dublagem em inglês também recebeu tratamento especial, sendo remasterizada em 5.1 canais. Como não havia áudio em inglês para as cenas acrescentadas, Clint Eastwood e Eli Wallach tiveram que recriar seus diálogos, e o falecido Lee Van Cleef foi substituído pelo ator Simon Prescott. O resultado é convincente, mesmo que Eastwood e Wallach claramente soem mais velhos. Além do áudio em inglês temos áudio em espanhol Dolby 2.0 e a dublagem em português (que apesar de constar na embalagem como Dolby Surround 2.0, para mim é mono), feita para a versão do filme exibida na TV e que igualmente não incluía as cenas agora acrescentadas. Nestes momentos, ouve-se apenas áudio em inglês. No disco 1 temos o filme, apresentado em uma exemplar transferência widescreen anamórfica 2.35:1.

A imagem é brilhante, bem detalhada e com cores vivas. Há imperfeições em alguns trechos, oriundas dos elementos originais utilizados na restauração, mas que devem ser relevadas em razão de tratar-se de um filme com quase 40 anos. O mérito maior do áudio Dolby Digital 5.1, que inclui alguns novos efeitos surround e de sub-woofer, é destacar o score de Morricone, que apenas não soa melhor porque na faixa de áudio original a música não foi separada dos efeitos sonoros, o que limitou a separação dos canais na remasterização. As legendas estão disponíveis em português, espanhol e inglês.

A embalagem plástica dos discos é envolta por uma luva de cartolina, e em relação à edição da Região 1 a brasileira perdeu um encarte de oito páginas com comentários do crítico Roger Ebert, e uma série de cards com reproduções dos posters do filme em várias línguas.