Crítica sobre o filme "Snatch - Porcos e Diamantes":

Marcelo Hugo da Rocha
Snatch - Porcos e Diamantes Por Marcelo Hugo da Rocha
| Data: 30/11/2001

SNATCH é o primeiro filme logo após a surpresa de DOIS CANOS FUMEGANTES do diretor britânico Guy Ritchie, atualmente famoso também por ser o maridão da Madonna. Quem viu DOIS CANOS perceberá, já no começo, o quanto são parecidos, pelo movimento da câmera ou pela narrativa, alheia a linha temporal. E a crítica especializada seguiu nos seus textos a mesma linha, comparando direto os dois filmes. Realmente, não tem como negar a grande semelhança, mas se DOIS CANOS fosse um filme ruim, tudo bem, mas ambos são excelentes!

Engraçado foi ouvir de outra pessoa, vamos dizer "menos especializada", que se não era um filme do TARANTINO... Este é o fardo dos cineastas iniciantes: a crítica ou as pessoas procuram identificá-los com os mais conhecidos. Também no circuito musical é assim: "banda X bebe direto do rock´n´roll do Led Zeppelin, com influências do N´Sync e tendências ykz do Everlast". E por assim vai... Hoje, como Steven Sodenbergh, Guy Ritchie tem o poder de ter grandes atores e atrizes em seus filmes sem pagar a fortuna a que estão acostumados (o filme custou apenas U$ 10 milhões). Veja Brad PITT como um boxeador cigano. Uma das melhores interpretações, comparado a 12 MACACOS e SEVEN, ambos de 1995, e CLUBE DA LUTA (1999). As cenas de boxe são realmente muito boas, principalmente, a da famoso "vôo" de PITT.

Mas a revelação no filme é o ator desconhecido que faz o papel de "Turkish", Jason STATHAM. Nem tão desconhecido assim, porque o cara já tinha feito DOIS CANOS, o seu primeiro filme. SNATCH segue a cartilha dos filmes de gangsteres, mas com um visual pra lá de moderno, lembrando, algumas vezes, história em quadrinhos. Os encontros e desencontros dos personagens, como em DOIS CANOS, é muito presente, e é o grande trunfo ao deixar a platéia com temor das conseqüências. Mais engraçado que DOIS CANOS, bem mais rápido, SNATCH é a "grande" produção "independente" (até parece contraditório) do ano passado. Ah, DOIS CANOS virou até série para TV, sim senhor, e nos noticiários, Guy Ritchie vai ou está dirigindo um filme com Madonna no papel principal com um sugestivo nome para ele: "Love, Sex, Drugs & Money".