Para quem assistiu às duas versões, como eu, além de várias vezes, é fácil identificar os tais "24 minutos extras". Se vale a pena esta "edição internacional"? Penso que sim, mas vamos aos fatos. Dita versão é o filme original de BESSON, denominado apenas como "LEON". Depois das sessões de teste, resolveu-se enquadrá-lo aos "padrões", vamos dizer, "hollywoodianos". Passou-se, então, a "THE PROFESSIONAL". Essencialmente, a diferença está que na versão original, há um maior enfoque no aprendizado da menina órfã, a excelente atriz NATALIE PORTMAN (esta é a sua estréia) e a sua relação com JEAN RENO.
A versão cortada foi lançada para "all audience", ou seja, dos netos aos avós. Aliás, a relação entre a menina e o atirador é inocente ao mesmo tempo que há uma certa sexualidade. Os detalhes desta pequena obra-prima é o que fazem a diferença dos similares. O assassino frio e calculista que só bebe leite, que tem como única amiga, antes da garotinha, uma planta, que mal sabe ler, que tem como ética não matar crianças e mulheres, que dorme sentado, e aí vai... Este é o primeiro filme "americano" do cineasta francês BESSON, depois dos sucessos de "La Femme Nikita" e "Imensidão Azul". Recuperando-se ainda do fracasso de "Joana D´Arc", ele anda envolvido em diversas produções, entre elas "O Beijo do Dragão" com Jet Li. Enquanto isto, RENO, talvez o ator marroquino (isto mesmo, ele foi para a França somente com 17 anos) mais conhecido do cinema contemporâneo, vide "Missão Impossível", "Ronin", "Godzilla" (blergh!!), vem participando de boas obras, como o excelente RIOS VERMELHOS, ainda em cartaz em circuitos menores, e atualmente filmando com Brian de Palma. Ah, GARY OLDMAN está demais, inclusive, tirando uma onda de BEETHOVEN (personagem da qual já interpretou). Ótimo filme!