Crítica sobre o filme "Não É Mais um Besteirol Americano":

Marcelo Hugo da Rocha
Não É Mais um Besteirol Americano Por Marcelo Hugo da Rocha
| Data: 10/11/2002

Os produtores não teriam um diretor tão apropriado para fazer este filme se não fosse um cara que vive fazendo paródias como Joel Gallen. Das clássicas, aquela de Missão Impossível 2 com o ator Ben Stiller ridicularizando Tom Cruise -inclusive presente no DVD de MI:2 - é de rolar de rir! Não é Mais um Besteirol foi das melhores coisas que assisti nos últimos tempos como diversão. Talvez, por conhecer a grande maioria dos filmes parodiados, leia-se ´comédias românticas juvenis´. Mas a grande sacada não foi apenas ficar preso à década de 90 e aos filmes bobos do ator Freddy Prinze Jr. e similares, e sim lembrar de ´clássicos´ dos anos 80, como Clube dos 5, A Garota de Rosa Shoking e Curtindo a Vida Adoidado.

E a primeira cena é reveladora, ao homenagear a High School com o nome de um diretores mais importantes desta ´cena´ (comédia juvenil) John Hughes. Com muitas referências de Ela é Demais, Marcação Cerrada e Mal Posso Esperar, entre outras passagens por Quase Famosos, American Pie e Segundas Intenções, NÃO É MAIS UM BESTEIROL segue a fórmula de Corra que a Polícia Vem Aí (e congêneres) com sucesso e divertimento, ao contrário de porcarias como Todo Mundo em Pânico. E como não poderia ser diferente dos originais, a trilha sonora é bem animada e traz um monte de bandas completamente desconhecidas para nós (exceto, Goldfinger) com o diferencial de tocarem sucessos dos anos 80, como "If you Leave" do OMD e "Bizarre Love Triangle" do New Order. Com certeza, a trilha sonora é ótima e está toda disponível para ´baixar´ no KAZAA.

O filme não se deu tão bem nas bilheterias americanas como esperavam os produtores (comparando a Todo Mundo em Pânico), o que não deverá ter alguma continuação. De resto, ainda, bastante cenas escatológicas no melhor estilo dos irmãos Farelly (Quem Vai Ficar com Mary?) realmente engraçadas para o nosso ´padrão´ cômico, mais ´sério´ do que dos americanos (Jackass é uma merda!). Com certeza, temos aqui um ótimo programa!