NOTA: As frases abaixo sobre Ladrão de casaca (To catch a thief; 1955), de Alfred Hitchcock, foram colhidas de um texto escrito em maio de 1980, quando este “fuçador de filmes” contava com vinte e quatro anos. Nunca mais revi o filme, cuja única visão se deu naquele distante ciclo Hitchcock do cinema Bristol de Porto Alegre, mesma ocasião em que pude conhecer o antológico Intriga internacional (1959).
Ladrão de casaca é um exemplo que sublinha adequadamente as características básicas da filmografia de Alfred Hitchcock e sua capacidade de fazer render uma historieta de pouca significação. As imagens iniciais, saltitantes, definem a situação básica do filme: o grito histérico duma mulher reclama que lhe furtaram as jóias; e é na trilha deste ladrão de alta classe que o cineasta moverá suas câmaras.
Todo enquadramento manipulado por Hitchcock não esconde um esmerado esforço plástico, principalmente nos planos gerais (abundantes) e nas vertiginosas panorâmicas paisagísticas; destarte, o desenvolvimento rítmico de Ladrão de casaca exerce sobre o espectador um tipo raro de aproximação cinematográfica, a do fascínio magnético pela pintura de câmara, pela harmonia estilística e até pela aparente tranqüilidade com que o cineasta adapta ao seu universo um roteiro despretensioso.
De fato, o roteiro não apresenta maior relevo: as aventuras banais de um homem bem-apessoado que se vê envolvido no caso dum roubo de jóias; os caracteres exteriores são medíocres e o clímax poderia levar a um mórbido melodrama. Mas Hitchcock tem estilo e um universo pessoal: orquestra com mestria o romantismo e a sensualidade de sua história.
No universo particular do “velho bruxo inglês” há alguns dados de identificação: seus homens compõem um tipo compenetrado e circunspecto (tanto o Cary Grant deste filme quanto o Sean Connery de Marnie assim se revelam, irônicos, fleumáticos, trágicos e divertidos a um tempo) e suas mulheres têm uma aparência fria para se revelarem tenuemente cálidas nos pequenos gestos (a Grace Kelly deste Ladrão de casaca e a Tippi Hedren q ue contracena com Sean Connery em Marnie).
Ladrão de casaca inclui-se entre aquelas obras de Hitchcock que, antes de se afirmarem como conteúdo ficcional, se prestam para um exuberante exercício de estilo cinematográfico.