O ex-empresário Larry Kelly (Jeremy Irons) de Maria Callas (Fanny Ardant), chegando em Paris se interessa por um belo rapaz no aeroporto, que é pintor, e no apto dele ouve Callas (que serve de inspiração para os quadros), o que o faz pensar nela. Fica sabendo da sua reclusão, faz uma visita e é tratado rudemente. Callas com apenas 53 anos não sai mais de casa, não se alimenta direito e toma muitos comprimidos, tem insônia, e fica ouvindo suas gravações de óperas. Ela se exilou voluntariamente por não poder mais cantar, o que era sua razão de viver. A empregada o chama numa noite e ele a vê... fica impressionado, sai sem falar c/ela, mas acaba tendo uma idéia e volta com um projeto intitulado CALLAS FOREVER. Com a ajuda de Sarah (Joan Plowright) uma jornalista inglesa e muito amiga dos dois, consegue levá-la até estúdio de TV para demonstrar como será o projeto. No primeiro momento ela recusa e até que numa noite tem uma visão e lhe conta, vai fazer – mas tem que ser Carmen.Ao mesmo tempo Larry não consegue levar adiante seu relacionamento, está sempre ocupado ou se atrasando para os encontros.
“Os jovens de hoje precisam saber quem está por trás da sua voz e quanto custou para ela nos privilegiar com tanta beleza.” (Zeffirelli). Ele, que dirigiu Callas, e há muito queria fazer um filme sobre ela, nos surpreende por fazer este filme que não deixa claro que não aconteceu realmente. Poderia ter se dedicado em algo mais verdadeiro depois de tanto tempo.
Embora seja uma ficção nos deliciamos com Fanny Ardant no papel de Callas: em vários momentos parece a própria (seus gestos, seu olhar), com tamanha intensidade que vive seu papel. Também não é necessário ser iniciado em ópera ou conhecer Maria Callas para assistir ao filme e se envolver com as cenas de ensaios, ou de CARMEN. Embora, não seja recomendável para quem não gosta de música clássica. A trilha sonora com gravações originais de Callas já estão à venda. Os maravilhosos figurinos e adereços (jóias, chapéus, etc) que Ardant usa são criados por Karl Lagerfeld da Maison Chanel, especialmente para este filme, baseado nas roupas que Callas usava.