Crítica sobre o filme "Animatrix":

Marcelo Hugo da Rocha
Animatrix Por Marcelo Hugo da Rocha
| Data: 15/06/2003

Nada como reunir um grupo seleto de realizadores de animes para mergulhar no “Mundo Matrix” e contarem mais a respeito com muita filosofia e ação. Percebe-se que a ‘idéia’ Matrix (ainda não estou preparado para divagar sobre os paralelos dela) é antiga e estava no conjunto das propostas que os irmãos Wachowski ofereceram a Warner para produzir o inspirador da série. Por sorte deles (e nossa) o primeiro foi um tremendo sucesso e que possibilitou o desenvolvimento da ‘idéia’ no seu todo e ANIMATRIX fazia parte deste contexto. O produtor executivo, Joel Silver, nos seus depoimentos, confirma que Larry e Andy trouxeram a proposta original envolvida com muito mangás e animés japoneses entre outros da terra do sol nascente.

Infelizmente, escapa-me maiores informações a respeito deste universo devido ao lançamento de um mercado muito criativo e representado por diversos personagens e que necessita uma devoção da qual me restrinjo às produções da minha época, como Speed Racer e Piratas do Espaço. Admito que dei umas espiadelas junto com o meu sobrinho em Dijimon, Pokemon e outros similares, mas não entendi bolufas! Bem, segundo os textos promocionais de ANIMATRIX, estamos diante dos melhores e do que não duvido.

O segmento O Vôo Final de Osiris foi o que restou da sessão da bomba O Apanhador dos Sonhos (2003). Computação gráfica da melhor espécie - também pudera, do realizador de Final Fantasy (2001) – é o curta que mais se identifica dentro do conceito dos dois primeiros Matrix, como fosse interligado ao roteiro deles. Tem duração de 9min. 30.

O Segundo Renascer, partes 1 e 2 são os curtas mais violentos da programação. ‘Mata-nos’ a curiosidade de como foi a disputa entre os homens e as máquinas. Realmente, poderoso. Afaste as crianças da sala. A duração é 9min.15 e 9min.25 respectivamente.

Era uma Vez um Garoto que sabia que estava num ‘mundo’ diverso do seu. Um dos mais interessantes episódios e que conta com a participação especial de Neo. A técnica de animação é diferente e angustiante. Preparem-se para o final! Há também uma ligação forte com a trilogia. Duração de 9min40.

Coração de Soldado mostra mais um programa de treinamento, como no início de O Vôo Final de Osiris, mas que busca o enfoque num relacionamento amoroso entre os combatentes. Lembram de Cavaleiros do Zodíaco? Tem duração de 7min.15.

O Recorde Mundial é o mais fraco do DVD. A ação se esvai em centralizar as imagens no corpo do atleta que busca a redenção fora de Matrix. Tem 8min.40.

O curta Além da Realidade vem apenas ratificar que Matrix tem defeitos de programação, como já foi visto nos cinemas. O realizador tem no currículo o ótimo Akira (1988). Bastante interessante o ponto de vista ao tratar uma casa considera ‘mal assombrada’ como um erro de programação. Será? Duração de 13min.

Uma História de Detetive é um dos meus favoritos, principalmente pelo clima ‘noir’ do antigos filmes de detetive e que de uma forma ou outra me lembrou do personagem de Luis Fernando Veríssimo, Ed Mort. Perceba que ele é contado em ‘flashback’ e a participação especial de Trinity. Intrigante. Duração de 9min.50.

O Rôbo Sensível é para os saudosos da Aeon Flux, do mesmo realizador, também é o mais difícil de compreender. Bastante psicodélico, invade a mente de um robô e a sua interação é uma profusão de cores que deve iluminar a vizinhança. Violento também e a maior duração, 16min.15.