Crítica sobre o DVD "Log-On - 270 Min." do filme "Sherlock: 1ª Temporada":

Jorge Saldanha
Sherlock: 1ª Temporada Por Jorge Saldanha
| Data: 04/01/2012
A Log On colocou no mercado brasileiro a primeira temporada de SHERLOCK em Blu-ray alguns meses depois de tê-la lançado em DVD, e o fez respeitando as principais características técnicas das edições norte-americana e inglesa. Assim, a exemplo dos demais BDs da BBC, os três episódios receberam transferências anamórficas 1080i/AVC MPEG-4, com formato de tela na proporção 1.78:1. Ou seja, foi empregada a alta definição máxima da TV (1080i), e não o full HD do Blu-ray (1080p). Certamente seria possível fazer um upscale das masters em vídeo digital 1080i no qual a série é originalmente gravada, mas francamente duvido que houvessem melhorias significativas. Isso porque a apresentação visual de SHERLOCK é muito boa, com seus pretos fortes e cores de tons frios onde predominam cinza escuro, marrom e azul. Vemos muitos detalhes em rostos, cabelos, trajes, cenários e locações. Banding é percebido, de forma discreta, em algumas cenas mais escuras, e aliasing eventualmente surge. Por outro lado artefatos como blocking inexistem, e na maior parte do tempo as transferências propiciam uma sólida e adequada apresentação visual do programa.

Também no que se refere ao som SHERLOCK não aproveita ao máximo as capacidades da alta definição. O áudio disponível, apenas em inglês, é Dolby Digital 5.1, ao contrário de outros lançamentos da BBC que empregam o codec DTS-HD HR (que diferentemente do DTS-HD MA possui compressão, porém é superior ao Dolby Digital). Assim, em certos momentos percebemos problemas típicos de áudio lossy como o som mais abafado, que por vezes dificulta a compreensão das rápidas observações de Sherlock. Por outro lado, para uma produção televisiva e com muitos diálogos, os canais surround são bem ativos, e os graves são fortes. Também há uma faixa em inglês Dolby 2.0, porém ela não é selecionável e será reproduzida apenas se o seu equipamento não tiver suporte multicanal. As opções de legendas são português e inglês.

Os dois BDs 25Gb (camada simples) contendo os três episódios e um único extra estão acondicionados em um estojo comum para dois discos, sem luva, mas o maior reparo que posso fazer à apresentação de SHERLOCK em Blu-ray é quanto aos menus. A exemplo dos primeiros BDs da Warner (e de lançamentos recentes de distribuidoras independentes como a própria Log On), não existem menus principais. Após as vinhetas da BBC e da distribuidora, já iniciam os episódios. A seleção de cenas/episódios, legendas e extras é feita durante a reprodução através de um pequeno menu pop-up onde apenas ícones indicam as funções, o que torna a navegação inicial um pouco confusa.