Crítica sobre o Blu-ray "Imagem Filmes - 154 Min." do filme "Pulp Fiction - Tempo de Violência":

Jorge Saldanha
Pulp Fiction - Tempo de Violência Por Jorge Saldanha
| Data: 18/12/2011
A Imagem Filmes herdou os direitos de distribuição no Brasil dos títulos anteriormente lançados aqui em DVD pela Disney, e na primeira leva desses lançamentos em Blu-ray se inclui PULP FICTION. Havia uma justificada preocupação dos colecionadores e fãs do filme, já que a distribuidora é uma notória “mutiladora†de som e imagem em alta-definição. Se a embalagem e a apresentação gráfica são simples e alguns extras foram omitidos, pelo menos na parte técnica nossa edição é correta, possuindo qualidade equivalente à do Blu-ray da Lionsgate recentemente lançado nos EUA. Assim como fez nos BDs de KILL BILL a Imagem está respeitando os filmes de Quentin Tarantino, preservando o formato original de tela e incluindo faixas de áudio original lossless. Ainda não conferi o Blu-ray de JACKIE BROWN, que a distribuidora também lançou no Brasil, porém a tendência é de que o mesmo tratamento tenha sido mantido.

Disponível anteriormente por aqui apenas em um medíocre DVD letterbox, assistir a PULP FICTION em Blu-ray é uma revelação. Mesmo com um tratamento visual que procura por vezes tornar a imagem semelhante às ilustrações das antigas revistas Pulp, o vídeo possui elevado nível de detalhes, facilmente perceptível na definição de fios de cabelo e detalhes faciais. Os pretos são fortes, as cores são intensas e estáveis, e os tons de pele são sempre naturais. Danos e sujeiras inerentes à película inexistem, bem como qualquer indício de DNR. Em algumas tomadas pode ter havido o emprego de edge enhancement, mas se de fato isso ocorreu não chegou ao ponto de ser um fator de distração. Até por opções estilísticas o filme pode não ter uma imagem cristalina e deslumbrante como às de produções contemporâneas, mas sua transferência anamórfica 1080p/AVC MPEG-4, na proporção de tela 2.35:1, é de primeira.

Para um filme com quase 20 anos de idade, a faixa de áudio DTS-HD Master Audio 5.1 em inglês é, simplesmente, de referência. Ela possui uma mixagem dinâmica e energética que emprega todos os canais para criar um completo envolvimento sonoro. Os diálogos soam sempre cristalinos, e os canais surround são muito empregados. As velhas canções da antológica trilha sonora nunca foram ouvidas com tamanha fidelidade e definição, e nos momentos necessários os graves retumbam no subwoofer. Temos aqui uma faixa lossless de demonstração, à altura das que possuem os filmes atuais de ação e aventura lançados recentemente em Blu-ray. Muitíssimo mais discreta, obviamente, é a dublagem em português Dolby 2.0. As legendas estão disponíveis em português e inglês, e os menus principal (animado) e pop-up