Crítica sobre o filme "Led Zeppelin: The Song Remains the Same (Blu-ray)":

Robson CandĂŞo
Led Zeppelin: The Song Remains the Same (Blu-ray) Por Robson CandĂŞo
| Data: 22/02/2011
Após o fim da banda Yardbirds no final de 1968, o guitarrista Jimmy Page resolve montar um novo grupo chamado New Yardbirds. Da banda Band of Joy, vem o vocalista Robert Plant (a dupla Jimmy Page e Robert Plant é uma das mais conhecidas no mundo), o baterista John Bonham e o baixista Chris Deja que logo foi substituído por John Paul Jones. O nome não agradou muito e após algumas alterações ficou em definitivo como Led Zeppelin. No início de 69 gravaram seu primeiro disco com destaque para a música “Dazed and Confused”, onde Page solava a guitarra com um arco de violino. Este disco levou a banda ao topo das paradas mundial. Logo veio uma turnê americana onde começaram abrindo shows para bandas maiores e no fim viraram atração principal dos shows.

O segundo álbum fez bem mais sucesso, e levou a banda a ser aceita na sua terra natal, desbancando os Beatles no gosto da crítica. Um dos grandes sucessos da banda foi o quarto álbum, com o sucesso “Starway to Heaven”. O sucesso foi tanto que vários boatos diziam que a banda havia vendido sua alma ao diabo em troca da fama. Os próximos álbums não fizeram muito sucesso, apesar da banda continuar a ser considerada a maior do mundo. Em 1980, após a morte do baterista por overdose de álcool, eles decidem encerrar o grupo. Os integrantes restantes fizeram carreira solo, e se reuniram poucas vezes para alguns shows. Page e Plant também fizeram uma dupla mais tarde que não durou muito.

Este filme concerto mescla um show da banda com um filme com cenas variadas, que vão desde cenas criadas a partir das fantasias da imaginação dos membros do grupo, até registro dos bastidores do espetáculo. O show foi gravado no Madison Square Garden em Nova York, onde o grupo se apresentou para muitos fãs. As canções apresentadas são normalmente bastante longas e com excelentes solos, principalmente de Page na guitarra, isso sem contar o excelente vocal de Plant.

Depois de 13 minutos de filme, inicia o show já com uma clássica – “Rock´n´Roll”, seguida por “Black Dog” que é cheia de solos. A música “Since I´ve Been Loving You” é um pouco lenta e parece mais um belo blues; já “No Quarter” é uma bem longa, que tem vários tempos diferentes. “The Song Remains the Same” também é longa e cheia de solos, e depois vem a lenta “The Rain Song” e “Dazed and Confused” que tem um ar bem sombrio. A próxima canção é o maior sucesso do grupo, a belíssima e famosa “Stairway to Heaven”; e depois eles executam “Moby Dick” e “Heartbreker”, esta última com um longo solo de bateria. Para encerrar, vem a música “Whole Lotta Love”.