Crítica sobre o filme "Grande Dia, O":

Viviana Ferreira
Grande Dia, O Por Viviana Ferreira
| Data: 01/12/2009
O islandês Valdís Óskarsdóttir é um editor que trabalhou em filmes como “Brilho eterno de uma mente sem lembranças†(o qual ganhou o Bafta Award) e “Encontrando Forrester†e que dirigiu e escreveu este hilário filme que trata sobre um casamento onde tudo parece que vai dar errado e ninguém sabe se a cerimônia sai ou não sai devida a confusão.

O filme, hilário, retrata este casamento, que ocorrerá em uma igreja do interior (à uma hora de Reykjavik (lembrando que o filme é islandês), e que só o noivo, Bardi (Björn Hlynur Haraldsson) sabe onde realmente ocorrerá a cerimônia, deixando a noiva Inga (a bela Nanna Kristin Magnusdottir) sem saber o que fazer! A confusão está armada quando eles acabam mudando de caminho (lembrando que tanto a noiva quanto o noivo estão em ônibus fretados com suas familias) e a esperança deles é o padre Brynjólfur (Ingvar Eggert Sigurðsson), o único que pode explicar aonde fica a igreja. A família de ambos os noivos se mete na situação, e pro casamento sair muitos contratempos ainda irão surgir para impedir essa cerimônia. O filme é uma graça, muito bacana, e Valdis dirige e roteiriza o filme com muita leveza. Os personagens são carismáticos (principalmente a hilária personagem de Ãgústa Eva Erlendsdóttir, Audur) e no final das contas fico muito feliz da Imagem Filmes disponibilizar um filme assim para locação pois é divertido e merece uma locação.

O longa passou no festival de Toronto do ano passado e arrecadou 4 indicações para o Edda Awards (premio islandês). A trilha ficou por conta do trio The Tiger Lillies e um dos destaques da produção é a edição do próprio Valdis, que mostra ser um grande editor seja qual tipo de filme.

Longa bacanérrimo, original, e muito engraçado e pode arrancar gargalhadas dos mais rabugentos. Eu recomendo. (Viviana Ferreira)