Por Robson CandĂŞo
| Data: 15/10/2009
O cantor e compositor Paulinho Moska foi convidado pelo Canal Brasil para montar uma sĂ©rie de encontros musicais com grandes nomes da nossa mĂşsica e todos cantautores, ou seja, cantores que sĂŁo autores das canções que cantam. O nome do projeto foi chamado de Zoombido, onde em cada programa (de aproximadamente 30 minutos de duração), Moska bate um papo com o convidado, e sĂŁo executadas 3 canções no formato voz e instrumento: a primeira mĂşsica com o convidado sozinho, a segunda com Moska fotografando atravĂ©s de um tijolo de vidro (o que rende fotos inusitadas), e a terceira com Moska fazendo parceria no vocal. AlĂ©m de grandes convidados e belas canções, destaco tambĂ©m a bela fotografia com seis câmeras captando tudo de vários ângulos. Este Ă© o segundo tĂtulo da sĂ©rie de DVDs e outros serĂŁo lançados ainda. AlĂ©m do DVD tem tambĂ©m o CD com menos mĂşsicas (pela menor capacidade do formato), mas mesmo assim uma boa pedida para quem curte ouvir as canções longe do DVD Player. O bate bapo segue sempre a mesma sequĂŞncia de perguntas, onde Moska quer saber como a mĂşsica entrou na vida do artista na infância, qual foi o primeiro instrumento, como eram as primeiras canções e como ele compõe. Detalhe que todas as gravações foram realizadas no mesmo local que parece ser uma casa muito bem decorada.
O primeiro convidado é Nando Reis que dá bastante detalhes sobre sua infância e a necessidade que ele tem em compor. As músicas com ele são as ótimas "Sou Dela", "Relicário" e "O Segundo Sol".
O cantor Frejat conta sobre o fato de que queria ser guitarrista e quando menos esperava virou compositor ao lado de Cazuza. Ele apresenta os sucessos "Todo Amor Que Houver Nessa Vida", "Por Você" e "O Poeta Está Vivo".
Zélia Duncan lembra que a mãe foi a grande influência musical para ela, e canta "Não Vá Ainda", "Coração na Boca" e "Carne e Osso".
Leoni conta que começou tarde no mundo musical, e que não tinha a pretensão de ser um grande cantor, sendo até desconselhado a seguir a carreira. Ele apresenta "Os Outros", "Criado Mudo" e "50 Receitas".
O cantor Toni Garrido fala de algo mais variado e canta "Busy Busy", "Humana" e "À Sombra da Maldade”.
George Isral (Kid Abelha) também fala sobre assuntos diversos e as parcerias, e apresenta "Por Trás Desses Olhos Verdes", "Grand´Hotel" e "Boca".
André Abujamra diz como é o processo dele de compor, e as músicas que interpreta são "Pangéa", "Elevador" e "O Mundo”.
Há uma boa opção no DVD que é assistir somente as músicas, o que é bem legal para quem já viu e curtiu as entrevistas.